Cinema itinerante movido a energia solar chega ao RN com sessões gratuitas em nove cidades

Foto: Divulgação

A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolar, que chega ao Rio Grande do Norte com atividades culturais para a população de nove cidades. O projeto inclui oficinas, interação com a comunidade e sessões de cinema. O público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega o cinema.

O projeto esteve em Goianinha, nesta quinta, 28, e segue na sequência para Natal, dia 29, com oficina de 14h30 às 17h, no Movimento Cultural Nossos Valores, Travessa Gameleira, 25, Redinha. A sessão de cinema é às 19h, com ‘Cine Holliúdy’. A organização promete outras atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O local é a Escola Municipal Professora Noilde Pessoa Ramalho, Rua Manoel Caetano, 379, Comunidade da África, Redinha, mas em caso de chuva, a sessão acontece na sede do Movimento Cultural Nossos Valores (Barracão do antigo Sopão)

Dia 30, o CineSolar segue para Monte Alegre. A programação, com o filme Rio 2´, começa às 18h, na Quadra descoberta de Sobrado I. Em caso de chuva, no Ginásio da Escola Municipal Lindo Rufino, Rua da Igreja, 58.

Em Ceará-Mirim, dia 1º de agosto, às 17h30, tem Sarau Poético: exposição artística, apresentação musical do grupo Toque de Pífano e sebo cultural (Goto Seco). Em seguida, às 19h, sessão de curtas-metragens e a apresentação, às 20h, de ‘O Auto da Compadecida’. O local é a Quadra do CEU – Centro de Artes e Esportes Unificado de Ceará-Mirim, Rua Touros, 115 – Conjunto Novos Tempos.

Vera Cruz recebe o CineSolar dia 2, com Oficinema Solar on-line para alunos do 6º ano da Escola Municipal Professora Ascendina Lustosa, das 8h às 11h. A Sessão Cinema começa às 19h com os curtas-metragens, seguido de ‘Cine Holliúdy’. O local é a Praça de Eventos Prefeita Natália Pinheiro – Conjunto Vila Real. Em caso de chuva, o Ginásio do Vila Real, Conjunto Vila Real.

Em Lagoa de Pedras, dia 3, a programação é a seguinte. Oficinema Solar para alunos da Escola Municipal Santa Luzia, das 14h30 às 17h. A sessão de cinema começa às 19h e prossegue com a exibição do filme ‘Turma da Mônica: Laços’. O local é Praça do Sanfoneiro. Se chover, a programação é transferida para a quadra ao lado da praça.

São Miguel do Gostoso recebe o projeto por dois dias. No dia 4, as sessões começam às 18h, com curtas-metragens e a exibição de ‘Cine Holliúdy’, às 19h. O local é a Escola Municipal Professora Maria Solidade Coelho de Oliveira, Assentamento Novo Horizonte. Na sexta, 5, tem Oficinema Solar para alunos da Escola Municipal Margarida Alves, das 14h30 às 17h. A sessão de curtas começa às 19h e o filme em seguida é o ‘O Auto da Compadecida’.

Em Alexandria, dia 8, tem Oficinema Solar on-line, de 8h às 11h, no Centro Administrativo de Assistência Social. A sessão de curtas começa às 18h e o filme em exibição será ‘Turma da Mônica: Laços’, no Terminal Rodoviário Largo Zé Newton – RN-079, 817, Cascalho.

O projeto fecha a programação em Tenente Ananias, dia 9. A sessão de curtas começa ás 18h e o filme em seguida é ‘Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral’. O local é a Praça Prestes da Rocha Formiga, Bairro dos Olinto. Em caso de chuva, o Ginásio Poliesportivo Vicente Jacome da Costa.

Sobre o projeto

O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada veículo também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma – são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.

O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.

Oficinema

Além das sessões de cinema, o CineSolar realiza diversas oficinas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, e difundem práticas sustentáveis para o dia a dia, desde a separação dos lixos à reutilização de materiais recicláveis. Pelo Circuito Meta serão 27 oficinas. Nas cidades de Goianinha, Natal, Vera Cruz, Lagoa de Pedras, São Miguel do Gostoso e Alexandria, a Oficinema Solar utiliza a linguagem audiovisual e jogos cooperativos, com crianças e jovens estudantes da rede pública.

No encontro são abordados temas da permacultura, agroecologia, bioconstrução e a Carta da Terra, além dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). Todas as ações são gravadas, um filme é produzido com os participantes, editado no mesmo dia pela equipe do CineSolar e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema à noite para a comunidade local.

potiguarnoticias.com.br

Deixe um comentário

5/5
Monalisa Cardoso

Monalisa Cardoso

Monalisa Cardoso, formada em jornalismo pela UEPB, pós-graduada em Assessoria de Comunicação pela UNP, cursando Letras Português na UERN

Newsletter

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais