A pesquisa do Instituto TS2, divulgada ontem (19) pela TCM, trouxe números que só surpreendem os desavisados – ou quem finge não ver as ligações entre o dono do instituto, Érison Natécio, e o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil). Natécio, vale lembrar, foi secretário de Assistência Social e Cidadania na gestão de Allyson, e a “coincidência” dos resultados parece gritar o óbvio: mais uma pesquisa moldada para agradar quem está no poder.
Segundo os números apresentados, Allyson Bezerra aparece com 67,6% das intenções de voto na pesquisa estimulada. A margem de vantagem é tão grande que mais parece uma piada de mau gosto. Lawrence Amorim (6,4%) e Genivan Vale (4,9%) mal conseguem ser citados, enquanto Victor Hugo e Irmã Ceição se tornam praticamente irrelevantes. Curiosamente, 13,2% dos entrevistados disseram não saber ou não quiseram responder, e 7,4% preferiram branco, nulo ou nenhum, números que mostram a verdadeira dúvida dos mossoroenses: acreditar ou não em uma pesquisa dessas?
Na pesquisa espontânea, Allyson ainda domina com 61,7%, com Lawrence e Genivan figurando em segundo e terceiro com 5,0% e 2,7%, respectivamente. E qual a credibilidade desses números, sabendo que foram obtidos sob o comando de alguém que já foi peça-chave no governo do atual prefeito?
Com 781 eleitores ouvidos entre 14 e 15 de agosto de 2024, a pesquisa foi registrada sob o número RN-07586/2024 e tem uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais. Mas a verdadeira margem de erro aqui parece ser na confiança que se deve depositar em um levantamento tão claramente tendencioso.
TCM/TS2: Pesquisa de instituto de ex-secretário mostra larga vantagem para ex-chefe
408