O Solidariedade no Rio Grande do Norte tem dificuldades para superar os estragos que as eleições de 2022 fizeram na “cabeça” do partido, com a não eleição do ex-deputado Kelps Lima para deputado federal. Toda a estrutura do partido foi preparada para Kelps, havia expectativa em torno de sua eleição, mas como não aconteceu, as consequências foram danosas.
Agora, o Solidariedade, embora com dois representantes na Assembleia Legislativa: Cristiane Dantas e Luiz Eduardo, sofre um processo de esvaziamento de seus quadros, iniciado pelo prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, que se transferiu para o União Brasil. O próprio Kelps, que liderou o Solidariedade na última década, admite sair do partido.
Kelps é um os nomes cotados para se filiar ao Podemos, junto ao ex-prefeito de Olho d’Água do Borges, Brenno Queiroga, e ao prefeito de Acari, Fernando Bezerra. Eles fazem parte da lista que tem o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim, que está trocando o Solidariedade pelo PSDB, e de outros nomes regionais.
Aliás, o senador Styvenson Valentim, líder do Podemos no RN, abriu as portas do partido para receber os políticos do Solidariedade. Valentim tratou sobre a questão de público, quando revelou que convidou o prefeito Fernando Bezerra para assumir a presidência do Podemos do Rio Grande do Norte e chamou Brenno Queiroga para ser o candidato do Podemos à Prefeitura de Natal nas próximas eleições.
Kelps Lima, que é o maior nome do Solidariedade potiguar, ainda não se manifestou de público. No entanto, o ex-parlamentar mostra-se desconfortável, uma vez que não recebeu da direção nacional do partido a atenção que julga merecer. Aliás, Kelps foi bem votado para a Câmara dos Deputados em 2022, recebendo 79.025 votos (4,23%), e só não se elegeu porque a sigla não alcançou os 80% do quociente eleitoral.
No caso de Brenno Queiroga, ele se anima com o convite feito pelo senador Styvenson para ser candidato a prefeito de Natal. Vivendo na capital, Queiroga tem contato diário com a população por meio de um programa de rádio, onde é comentarista, e acredita que o seu nome pode somar no debate eleitoral do próximo ano.
Queiroga já foi candidato a governador do RN em 2018, quando obteve 106.345 votos (6,56%), terminando na quarta colocação. Dois anos depois, foi vice na chapa de Kelps Lima à Prefeitura de Natal, que recebeu 20.190 votos (5,87%), ficando em quarto lugar.
O ex-prefeito de Olho d’Água do Borges também passou por Mossoró, quando foi secretário de Infraestrutura e Obras no início da gestão Allyson Bezerra. Depois, ele se desincompatibilizou do cargo público para ser candidato a governador em 2022, mas foi preterido pelo Solidariedade, que optou pelo ex-vice-governador Fábio Dantas.
Agora, o Podemos e a boa vontade do senador Styvenson pode ser a chance de Kelps e Queiroga voltarem à pauta eleitoral, a partir de Natal. Daí, a ampla possibilidade de eles migrarem do Solidariedade para o Podemos. Isso ocorrendo, muitos outros deixarão de ter o Solidariedade na ficha de filiação.
A conferir.