Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Nesta semana, Mossoró estará no centro das negociações de centenas de empresas de variados segmentos da economia. Entre 26 e 29 de outubro ocorre, na Estação das Artes Elizeu Ventania, a 35ª edição da Feira Industrial e Comercial da região Oeste (FICRO), que deve atrair mais de 30 mil pessoas e movimentar cerca de R$ 22 milhões em negócios.
A feira de negócios mais tradicional de Mossoró está em fase de preparação e traz uma série de novidades, tanto para os visitantes quanto para os expositores que vão desfrutar de algumas boas experiências que estão sendo preparadas pela organização do evento. Toda a estrutura da feira reunirá um total de 140 estandes, que ocupam uma área de 2 mil m².
O consultor de turismo e eventos de Mossoró, Oberi Penha, está à frente da coordenação da FICRO 2023 e informou que o local vai dispor de espaços destinados para diferentes atividades comerciais. Entre os espaços estão o Salão Imobiliário, a Feira Bangolô, o Espaço Kids, a Praça de Alimentação, entre outros.
Todas as ações que estão sendo promovidas têm o intuito de tornar o evento ainda mais grandioso e celebrar os 35 anos de Feira. “Tradicional feira de negócios da cidade de Mossoró, a FICRO prepara uma série de novidades que marcarão o aniversário de 35 anos da maior feira multissetorial do RN”, informou Oberi Penha.
De acordo com o coordenador da FICRO, o SEBRAE, que idealizou a feira e hoje é um dos principais parceiros do evento, vai dispor de uma estrutura para explorar os segmentos da gastronomia, moda e empreendedorismo. “O Projeto Agência SEBRAE FICRO terá sua segunda edição com uma grande estrutura montada em frente ao prédio da Estação das Artes, onde serão explorados temas como gastronomia, moda e empreendedorismo.” O SEBRAE também comemora 50 anos de existência, com a particularidade de ter criado em 1987 a FICRO, hoje realizada pela centenária Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM).
Outra experiência que será vivenciada durante a feira é o Salão Imobiliário de Mossoró (SIM), que terá sua primeira edição dentro da FICRO. A intenção do Salão é apresentar as grandes novidades do setor imobiliário e da construção civil, com um número expressivo de imóveis com ofertas incríveis. Com um formato inovador que chamará a atenção do grande público da feira, o SIM ocupará cerca de 800 m² com diversos expositores do segmento.
A feira itinerante de empreendedorismo Bangalô, também em sua segunda edição, terá diversas atividades, como tatuagens, produtos holísticos e naturais, joias, brechó, produtos geek e caminha para se tornar parte integrante da FICRO de forma definitiva. Já o Salão do Automóvel reunirá as grandes marcas de concessionárias da cidade em um espaço criado para sua exposição, bem maior que os anos anteriores, com marcas conhecidas de carros, motos e bikes, que serão oferecidas com valores diferenciados.
“A ACIM, através da empresa executora da feira, firmou parceria com uma renomada empresa de iluminação e designer e a feira ganhará nova iluminação com tecnologia avançada que chamará bastante atenção dos visitantes, desde o pórtico de entrada da feira”, explicou Oberi Penha à reportagem do JORNAL DE FATO.
De acordo com a organização, a praça de alimentação vai ser ampliada, devido ao aumento da projeção do número de pessoas que devem estar presentes no evento. “A ampliação da praça de alimentação formada por food truck e estandes foi pensada visando o grande público estimado em cerca de 30 mil pessoas que deverão visitar a FICRO. Com um mix gastronômico que varia de crepes, pastéis, açaí à culinária nordestina, a praça vai dispor de palco para apresentações musicais, além de um espaço Kids que também foi ampliado”, explicou.
FICRO terá espaço destinado para a propagação do artesanato e turismo local
Como desdobramento de ações realizadas pela secretaria de turismo do município de Mossoró, a feira destinará uma área para os artesãos que passaram recentemente por um processo de cadastramento, em que poderão apresentar as diversas tipologias, alusivas ao cangaço, à liberdade, ao sal, às frutas tropicais, à resistência, características de Mossoró e região.
Oberi Penha destacou ainda que a FICRO também será um espaço de divulgação do turismo do Polo Costa Branca. “O turismo, aliás, uma das atividades econômicas que mais cresce na região da Costa Branca, polarizada por Mossoró, também terá vez na FICRO 2023. Com a criação da chamada IGR (Instância de Governança Regional), recém-criada, terá um estande divulgando tais aspectos, com a participação de agências receptivas de viagens que estarão ofertando passeios pela Costa Branca”, informou.
A IGR é formada por seis municípios: Mossoró, Areia Branca, Tibau, Grossos, Baraúna e Serra do Mel. Eles se uniram por meio de uma associação e, a partir de agora, vão promover, em conjunto, os atrativos e a estrutura receptiva da região
“Algo a destacar ainda é a adesão de praticamente todos os órgãos das esferas pública e privada do Estado na Feira. Órgãos como o SEBRAE, a FECOMÉRCIO, o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa e a Câmara de Vereadores de Mossoró preparam diversas atividades de atendimento ao público da feira. No âmbito da saúde, o SESC estará com sua unidade móvel disponibilizando vacinas aos que quiserem se utilizar da oportunidade da feira e se imunizarem”, finaliza o coordenador da FICRO 2023.