Na manhã deste sábado (7), o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco durante o décimo Consistório Ordinário Público, realizado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O religioso, que lidera a Arquidiocese da capital gaúcha, é o único brasileiro a figurar entre os 21 novos cardeais anunciados pelo Papa em outubro.
Foto: Divulgação / Porto Alegre 24 horas
A cerimônia, que durou cerca de 1h30min, seguiu o rito tradicional, incluindo orações, a leitura do evangelho, a proclamação oficial dos nomes dos novos cardeais e a entrega dos símbolos que representam a nova função no Colégio Cardinalício: o barrete vermelho, o anel cardinalício e a bula de criação. A cor vermelha, tradicionalmente, simboliza o compromisso dos cardeais em defender a fé, mesmo sob o risco de martírio.
Dom Jaime Spengler recebeu o título da igreja de São Gregório Magno, localizada em Roma, como parte de sua nova missão. Este título reflete a integração de cada cardeal às igrejas de Roma, reforçando o vínculo com o Papa, sucessor de São Pedro. Com a nomeação, dom Jaime se junta ao seleto grupo de cardeais que têm a responsabilidade de aconselhar o Papa e, em caso de vacância, eleger o próximo pontífice.
Além disso, o arcebispo passa a representar o Brasil no coração da Igreja Católica. O evento foi transmitido ao vivo, com grande expectativa e emoção por parte dos fiéis brasileiros que estavam turistando pelo Vaticano.