A situação financeira da Prefeitura de Areia Branca é preocupante, apesar da atual gestão, sob o comando da prefeita Iraneide Rebouças, afirmar que o cenário é de equilíbrio e com recursos em contas. A Prefeitura está, inclusive, no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN), espécie de “Serasa” dos Municípios.
A inadimplência é resultado da compensação indevida, por parte da gestão Iraneide Rebouças, de R$ 6,2 milhões da Receita Federal, em 2022. Em valores atualizados, essa dívida, que está sendo cobrada pela Receita, pode chegar a R$ 10 milhões.
Com a Prefeitura no “Serasa”, a gestão municipal fica impedida de realizar uma série de atos e de receber valores de convênios ou pagamentos referentes a contratos firmados com o Governo Federal, situação que pode inviabilizar obras e investimentos na cidade.
Essas informações não estão sendo repassadas para a equipe de transição do prefeito diplomado, Souza (União). O próximo gestor tem encontrado diversas dificuldades na obtenção dos dados que mostram a real situação fiscal de Areia Branca.
Prefeitura de Areia Branca está no “Serasa” dos municípios e deve ficar sem receber recursos federais
80