Veículos tradicionais de imprensa – o chamado jornalismo profissional – são considerados os mais confiáveis pelos brasileiros, e redes sociais seguem como principal meio de acesso à informação, de acordo com a pesquisa Credibilidade das Mídias, realizada pela agência de inteligência de dados Ponto Map em parceria com a V-Tracker.
A pesquisa apurou que os índices de frequência de acesso e o nível de credibilidade se invertem.

As mídias mais acessadas não são as que o público deposita mais confiança.
Dentre as midias analisadas, o topo de confiança ficou com o rádio, que tem 81% de credibilidade e 47% de frequência de acesso; seguido pela TV fechada, com 75% de credibilidade e 52% de frequência de acesso; e em terceiro está a mídia impressa, com 68% de credibilidade e 41% de frequência de acesso.
Entre os meios de maior acesso, redes sociais aparecem com 74% de frequência de acesso e 41% de confiança. Logo depois, vêm os aplicativos de mensagem, como WhatsApp e Telegram, com 73% de frequência de acesso e 51% de confiança.
Em terceiro Iugar, a TV aberta é o veículo que equilibra melhor a relação entre acesso e confiabilidade, com 65% de frequência e 69% de confiança.
A pesquisadora explica que, apesar das novas mídias oferecerem alguma concorrência em som e imagem, a TV aberta segue como uma das mídias mais relevantes e confiáveis.