Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística avaliou aspectos como pavimentação das vias, presença de calçadas, rampas para cadeirantes, iluminação pública, arborização, pontos de transporte coletivo e sinalização para ciclistas
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou nesta quinta-feira (17) a Pesquisa das Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios do Censo 2022. O estudo analisou uma série de indicadores sobre infraestrutura e condições urbanas nas áreas residenciais. Para os municípios potiguares com mais de 100 mil habitantes (Natal, Mossoró, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante), os dados evidenciaram distintos desempenhos entre os municípios potiguares no que se refere às características urbanísticas do entorno dos domicílios.
A pesquisa avaliou aspectos como pavimentação das vias, presença de calçadas, rampas para cadeirantes, iluminação pública, arborização, pontos de transporte coletivo e sinalização para ciclistas, entre outros indicadores.
Conforme o Censo Demográfico, Mossoró se destacou na arborização (74,73%) e na proporção de calçadas ou passeios (94,55%). Em contrapartida, a segunda maior cidade potiguar registrou alto índice na existência de obstáculos nas calçadas, alcançando 84,2%. Este também foi um problema comum, com altos percentuais em todas as cidades. Em São Gonçalo do Amarante atingiu 80,99%.
Ainda de acordo com a pesquisa, Parnamirim apresentou a maior taxa de vias com circulação de veículos pesados (96,49%) e boa cobertura de vias pavimentadas (90,57%). Já Natal liderou na presença de bueiros ou bocas de lobo (35,23%) e também registrou alta disponibilidade de rampas para cadeirantes (18,21%). São Gonçalo do Amarante sobressaiu na presença de vias sinalizadas para bicicletas (2,2%) e em iluminação pública (98,84%), embora tenha obtido os menores índices de bueiros (11,65%) e arborização (56,78%) entre os municípios analisados.
Entre esses municípios com mais de 100 mil, Mossoró liderou no quesito via pavimentada. O índice ficou em 92,27. A cidade também teve alta porcentagem no indicador de Via com capacidade de circulação de caminhão, ônibus e transporte de carga (93,79%), Existência de iluminação pública (98,6%). Já no indicador Existência de rampa para cadeirante (17,02%), ficou somente à frente de São Gonçalo do Amarante (16,97%) e atrás de Parnamirim (20,7%) e Natal (18,21%).
OUTROS MUNICÍPIOS
A pesquisa observou que os municípios de Pilões, João Dias e Jardim de Angicos apresentaram os maiores percentuais de moradores residindo em vias com capacidade máxima de circulação de caminhões ou ônibus, todos com 100%. Por outro lado, Tibau do Sul (44,53%), Maxaranguape (50,68%) e Santana do Seridó (52,29%) apresentaram os menores percentuais do estado nesse indicador, refletindo possíveis limitações de infraestrutura viária em áreas urbanas.
Já Espírito Santo e Serra de São Bento também figuraram entre os cinco últimos colocados, com menos de 70% da população em vias com essa capacidade, indicando desigualdades no padrão de urbanização entre os municípios do Rio Grande do Norte.
Para o percentual de pessoas vivendo em vias com capacidade máxima para motocicletas, bicicletas e pedestres, Lajes Pintadas (10,79%), São José do Campestre (9,69%) e Encanto (8,18%) lideraram, embora os valores ainda fossem relativamente baixos. Baía Formosa e Tibau do Sul completaram o grupo dos cinco primeiros colocados, com percentuais inferiores a 8%. Um dado com destaque foi a ausência completa dessa característica em 23 municípios potiguares, revelando um cenário com reduzida infraestrutura voltada a esse tipo de transporte.
O estudo divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira também mostrou que Riacho da Cruz (99,41%), Jundiá (98,93%) e São Vicente (98,62%) se destacaram como os municípios com maior percentual de moradores vivendo em vias pavimentadas no Rio Grande do Norte em 2022. Esses municípios apresentaram percentuais bastante homogêneos entre homens e mulheres, indicando ampla cobertura da pavimentação viária. Já Poço Branco (35,51%), Galinhos (37,26%) e Umarizal (48,83%) ocuparam as últimas posições. A baixa cobertura de vias pavimentadas sugeriu possíveis desafios na mobilidade urbana.
No Rio Grande do Norte, 90,3% dos moradores viviam em áreas com vias acessíveis a caminhões, ônibus e veículos de carga, enquanto 2,0% residiam em locais onde a circulação é restrita a motocicletas, bicicletas e pedestres. A pavimentação das vias alcançou 84,1%, e 98,5% dos domicílios estavam em ruas com iluminação pública. Já a presença de bueiros ou bocas de lobo foi registrada em 19,2% das localidades.
Em relação à mobilidade urbana, 3,9% dos moradores residiam em domicílios cujas vias apresentavam acesso a paradas de ônibus e vans, e 86,7% das vias contavam com calçadas. No entanto, apenas 10,8% dessas calçadas estavam livres de obstáculos, e 14,1% possuíam rampas para cadeirantes. Vias com sinalização para bicicletas foram observadas em 0,9% dos casos, e 66,1% das ruas apresentaram pelo menos uma árvore.
Oito municípios potiguares registram 100% de iluminação pública
A Pesquisa das Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios do Censo Demográfico 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que oito municípios do Rio Grande do Norte atingiram a cobertura de 100% da população em vias com iluminação pública.
De acordo com o órgão federal, as cidades são Viçosa, Serrinha, Riachuelo, Rafael Godeiro, Pilões, Pedro Avelino, Marcelino Vieira e João Dias. O IBGE destaca ainda que esses resultados evidenciaram uma universalização do acesso à iluminação pública em áreas urbanas desses municípios, fator relevante para a segurança e bem-estar da população.
Por outro lado, Lajes Pintadas (91,73%), Tibau do Sul (93,37%) e Senador Georgino Avelino (94,70%) apresentaram os menores percentuais, embora ainda acima de 90%, o que indicou um padrão relativamente elevado no estado. Mesmo com essas variações, observou-se que a iluminação pública foi mais amplamente implementada que a pavimentação das vias.
Indicadores das Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios para municípios com mais de 100 mil habitantes
MOSSORÓ
Via com capacidade de circulação de caminhão, ônibus e transporte de carga: 93,79
Via com capacidade máxima de circulação de Motocicletas, bicicletas e pedestres: 0,66
Via pavimentada: 92,27
Existência de bueiro/boca de lobo: 21,33
Existência de iluminação pública: 98,6
Existência de ponto de ônibus/van: 2,35
Existência de via sinalizada para bicicleta: 0,23
Existência de calçada/passeio: 94,55
Existência de obstáculo na calçada: 84,2
Existência de rampa para cadeirante: 17,02
Existência de Arborização: 74,73
PARNAMIRIM
Via com capacidade de circulação de caminhão, ônibus e transporte de carga: 96,49
Via com capacidade máxima de circulação de Motocicletas, bicicletas e pedestres: 0,52
Via pavimentada: 90,57
Existência de bueiro/boca de lobo: 24,15
Existência de iluminação pública: 97,99
Existência de ponto de ônibus/van: 11,19
Existência de via sinalizada para bicicleta: 1,55
Existência de calçada/passeio: 93,72
Existência de obstáculo na calçada: 77,35
Existência de rampa para cadeirante: 20,7
Existência de Arborização: 58,92
NATAL
Via com capacidade de circulação de caminhão, ônibus e transporte de carga: 85,61
Via com capacidade máxima de circulação de Motocicletas, bicicletas e pedestres: 4,17
Via pavimentada: 87,97
Existência de bueiro/boca de lobo: 35,23
Existência de iluminação pública: 98,39
Existência de ponto de ônibus/van: 6,3
Existência de via sinalizada para bicicleta: 1,61
Existência de calçada/passeio: 86,88
Existência de obstáculo na calçada: 71,75
Existência de rampa para cadeirante: 18,21
Existência de Arborização: 55,21
SÃO GONÇALO DO AMARANTE
Via com capacidade de circulação de caminhão, ônibus e transporte de carga: 81,11
Via com capacidade máxima de circulação de Motocicletas, bicicletas e pedestres: 2,07
Via pavimentada: 85,9
Existência de bueiro/boca de lobo: 11,65
Existência de iluminação pública: 98,84
Existência de ponto de ônibus/van: 8,23
Existência de via sinalizada para bicicleta: 2,2
Existência de calçada/passeio: 88,85
Existência de obstáculo na calçada: 80,99
Existência de rampa para cadeirante: 16,97
Existência de Arborização: 56,78
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2022, Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios