Evento segue até domingo com shows, feira gastronômica e ações de cultura e meio ambiente
A 17ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Martins foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (10), no Centro Histórico da cidade serrana do Oeste Potiguar. O evento segue até domingo (13) com acesso gratuito, reunindo atrações musicais, gastronomia regional, feiras de artesanato e ações de valorização do meio ambiente e da cultura local.
Presente na abertura, a governadora Fátima Bezerra ressaltou a importância do festival para o desenvolvimento do turismo e da economia da região. “É uma alegria participar de mais uma edição do Festival de Martins, um dos mais tradicionais e charmosos do nosso Estado e do Nordeste. O Governo do Estado tem orgulho de ser parceiro por meio da Lei Câmara Cascudo, garantindo apoio essencial para a realização do festival”, afirmou.
A governadora também destacou o reforço na segurança pública durante o evento. “Por ser uma festa gratuita e com grande participação popular, fizemos questão de ampliar o efetivo da Polícia Militar e trazer a Polícia Civil com a delegacia móvel, garantindo tranquilidade para moradores e visitantes.”
Segundo Fátima, o evento vai além da programação cultural: “O festival reúne música, cultura, gastronomia, artesanato e fomenta o turismo. Isso significa oportunidade e renda para a população. É um momento muito importante para Martins, que vive intensamente esses dias de festa.”
Além da cultura e da segurança, o festival também dá visibilidade a temas sociais relevantes. A Secretaria de Estado das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJIDH) está promovendo a Campanha “Não é Não!”, com foco na prevenção e combate ao assédio. Nos quatro dias de festa serão distribuídos materiais informativos e adesivos com a mensagem da campanha. A Patrulha Maria da Penha também estará presente, oferecendo apoio e acolhimento em caso de necessidade.
O prefeito Paulo César Galdino celebrou a parceria com o Estado e a ampliação da estrutura do evento. “Aumentamos em 50% a estrutura do festival. Antes eram duas noites, agora são quatro. Isso gerou um impacto direto na economia do município, que dobrou.”
em 2022 e que abrange 92 cavidades com alto valor espeleológico, paleontológico e ecológico. A obra, orçada em mais de R$ 8 milhões, será financiada com recursos de compensação ambiental da implantação de parques eólicos.