A crise na saúde pública do município de Mossoró pressionou o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) a mudar o comando da Secretaria Municipal de Saúde. Por gravidade, teve que alterar a composição de outras áreas do primeiro escalão, para acomodar aliados.
O engenheiro Almir Mariano foi exonerado do cargo de secretário de Saúde. Para o seu lugar, Allyson devolveu o comando da pasta a Morgana Dantas, que foi secretária de saúde nos quatro anos de sua primeira gestão.
O retorno de Morgana Dantas à pasta da Saúde não é garantia que os problemas serão solucionados. Na verdade, os problemas de hoje já existiam na gestão de Morgana.
Ela quando foi exonerada da pasta, no início deste ano, saiu desgastada pelos problemas acumulados. Vereadores da bancada governistas haviam pedido a sua exoneração, alegando ineficiência e relação conturbada com aliados.
Para auxiliar Morgana, o prefeito nomeou o servidor Francisco Rosivan para o cargo de secretário-adjunto da Saúde.
O engenheiro Almir Mariano continuará na gestão municipal. Ele retorna à Secretaria de Programas e Projetos Estratégicos, cargo que ocupou na primeira gestão Allyson Bezerra.
Já Augusto Cavalcante, que estava na Secretaria de Programas e Projetos Estratégicos, foi transferido para uma diretoria na Secretaria de Infraestrutura.
O prefeito adota as medidas para tentar estancar a repercussão negativa em torno da crise no sistema de saúde do município. Nos últimos dias, vários problemas foram expostos com denúncias e reclamações por parte de servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Jornal de Fato noticiou a suspensão das cirurgias eletivas, que está afetando a população, principalmente mulheres que estão na fila das cirurgias eletivas (LEIA AQUI)