Na manhã desta segunda-feira (22), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) recebeu o último ensaio geral do espetáculo “O Circo Chegou”, parte do projeto Arte que Inclui 2.0 – Estrelas Especiais, realizado pela Sociedade Amigos da Pinacoteca Potiguar (SAPP). A atividade reuniu alunos, professores e parceiros na expectativa para a apresentação oficial que acontece amanhã, 23 de setembro, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, com entrada gratuita, em duas sessões: às 8h30 e às 14h30.
A montagem conta com a participação da Escola Estadual Eliseu Viana, Escola Estadual Abel Coelho e Escola Estadual Francisco Antônio de Medeiros, além de parceiros como a ADEFIM, APAE e CREE-Mos.
Com texto de Diógenes da Cunha Lima, adaptação de Iaperi Araújo e direção de Liana Duarte, a peça narra a história de quatro crianças com deficiência (PCDs) que, diante das dificuldades financeiras e físicas para assistir a um espetáculo circense, descobrem que aquele não é um circo qualquer, mas um espaço de inclusão, onde todos podem ser artistas e protagonistas.
Para a professora e pesquisadora Isaura Amélia Rosado, mentora do projeto, o ensaio foi um prenúncio da força que o espetáculo terá no palco:
“É emocionante ver a dedicação dos alunos e perceber como a arte abre caminhos para a inclusão. Amanhã o público vai assistir a um espetáculo que emociona e inspira, mostrando que todos têm lugar no picadeiro da vida”, destacou.
O projeto Arte que Inclui 2.0/Estrelas Especiais reafirma o compromisso da SAPP em usar a arte como ferramenta de transformação social. A iniciativa é viabilizada por emenda parlamentar do deputado federal Beto Rosado, com apoio da Pinacoteca da Ufersa e do Banco do Nordeste.