Proposição da deputada estadual Divaneide Basílio (PT), foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) a audiência pública “Mulheres em Marcha: Enfrentando o racismo por igualdade, direitos e pelo Bem Viver” para o próximo 11 de novembro, às 14h, com o objetivo de discutir e articular os encaminhamentos para a Marcha das Mulheres Negras, que este ano será realizada em Brasília/DF, no dia 25 de novembro.
A audiência reunirá representantes de movimentos de mulheres negras, organizações sociais, coletivos feministas, instituições públicas e a sociedade civil para debater os desafios e as estratégias de fortalecimento das políticas de igualdade racial e de gênero. A proposta é construir, de forma coletiva, uma agenda de mobilização e incidência que reflita as demandas das mulheres negras potiguares, contribuindo para o fortalecimento da Marcha Nacional.
“A Marcha das Mulheres Negras é uma expressão potente de resistência e esperança. Este diálogo no RN é fundamental para fortalecer nossa participação e garantir que as vozes das mulheres negras sejam ouvidas e respeitadas nos espaços de poder e decisão”, apontou Divaneide, que é a única parlamentar negra da casa.
A Marcha
Fruto de um processo histórico de organização, resistência e protagonismo, a Marcha de Mulheres Negra é um movimento tem reafirmado o papel das mulheres negras na construção de uma sociedade justa, plural e antirracista, desde sua primeira edição, em 2015. O ato nacional se consolida como um espaço de denúncia, proposição e celebração da vida, ampliando a visibilidade das lutas contra o racismo, o sexismo e todas as formas de opressão.
Serviço:
O quê: Audiência pública “Mulheres em Marcha: Enfrentando o racismo por igualdade, direitos e pelo Bem Viver”;
Proposição: Deputada estadual Divaneide Basílio (PT);
Data: 11 de novembro;
Horário: 14h;
Local: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte;
Transmissão: Canais oficiais da ALRN.