O projeto de extensão “Procurando Rafael”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizará dois Percursos Históricos de Memória Negra, nos dias 20 e 27 de novembro, no Centro de Mossoró. O passeio guiado é gratuito e aberto ao público e tem como objetivo reafirmar, no Novembro Negro, a força da resistência e da presença negra que atravessa séculos na construção da cidade.
O início das atividades é às 15h no Museu Histórico Lauro da Escóssia com destino à Faculdade de Enfermagem (Faen), em um percurso de aproximadamente dois quilometros e entre uma hora e meia e duas horas de duração.
Em cada parada do trajeto são apresentados personagens, espaços e memórias que evidenciam as lutas, estratégias de sobrevivência e redes de solidariedade que marcaram — e ainda marcam — a trajetória da população negra em Mossoró.
É recomendado o uso de protetor solar, roupas confortáveis, tênis e levar sua própria garrafinha de água. Por ser realizado na rua, pessoas com problemas de locomoção podem sentir dificuldades.
As inscrições podem ser feitas AQUI ou na bio do perfil @procurandorafael no Instagram.
A iniciativa é realizada em parceria com a Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD) da Uern e o Banco do Nordeste Cultural Mossoró.
Projeto de extensão
Pensando nas narrativas construídas na história de Mossoró que o projeto “Procurando Rafael” nasceu com o objetivo de abordar a narrativa sobre o 30 de setembro, buscando destacar o protagonismo de personagens pretos e pretas em todo esse contexto de escravidão e emancipação dos escravizados na cidade de Mossoró. O projeto é realizado por professores(as) e estudantes curso de História.