Após a procissão, Fátima Bezerra fez a leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Gálatas no encerramento da Missa Solene

Milhares de devotos lotaram as ruas da capital do Rio Grande do Norte durante a procissão e missa em louvor à sua padroeira, Nossa Senhora da Apresentação. As homenagens desta sexta-feira (21) marcaram o encerramento dos 10 dias de festejos à santa do município de Natal, e contaram com a participação da governadora Fátima Bezerra, que subiu ao púlpito para fazer a leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Gálatas, no encerramento da Missa Solene, realizada na Catedral Metropolitana de Natal.
A missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano Dom João Santos Cardoso, com o tema “Mãe da Apresentação, Rainha da Paz, do Amor e do Perdão”. Neste ano de 2025, a devoção à santa completa 272 anos desde que sua imagem foi encontrada por pescadores às margens do rio Potengi.
“A expressão da religiosidade e da fé do nosso povo nesses dias de homenagem à padroeira de Natal é emocionante”, afirma a governadora. “Viemos agradecer e pedir à Nossa Senhora da Apresentação as bênçãos para que a gente continue firme, lutando por um mundo de paz, de união e de justiça social”, diz.
Fátima assistiu à missa ao lado dos secretários de Estado Carlos Eduardo Xavier (Cadu Xavier), da Fazenda (Sefaz); Íris de Oliveira, do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas); e do Cel. Araújo, da Segurança (Sesed). Antes, no dia 6 de novembro, a governadora recebeu a imagem de Nossa Senhora da Apresentação na Governadoria, onde foi celebrada uma missa.
Nossa Senhora da Apresentação
Segundo a Arquidiocese de Natal, a tradição oral remonta que, em 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram um caixote de madeira preso às rochas da margem direita do Rio Potengi, bem em frente à Igreja do Rosário, onde atualmente está a Pedra do Rosário. No caixote estavam a imagem de Nossa Senhora do Rosário e uma mensagem, que dizia: “Onde esta imagem aportar, nenhuma desgraça acontecerá”.
O local se tornou de grande importância histórica e religiosa quando estes pescadores levaram a mensagem ao padre Manoel Correia Gomes, que constatou que a imagem se tratava de uma imagem de Nossa Senhora do Rosário.
Como o dia 21 de novembro também é o dia da Apresentação de Maria ao Templo de Jerusalém, a santa foi batizada como Nossa Senhora da Apresentação, tornando-se padroeira da cidade de Natal.
O dia 21 de novembro é feriado municipal, quando a cidade rende homenagens à Nossa Senhora da Apresentação com missas e celebrações, tanto na Pedra do Rosário (onde a imagem foi encontrada), quanto na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (conhecida como antiga Catedral), como também na Catedral Metropolitana, que é dedicada à santa, tendo sido inaugurada em 21 de novembro de 1988.

FOTOS: Raiane Miranda/Assecom-RN e Diassis Oliveira.