João Alves de Lima começa a vender café verde em São Miguel (RN) e dá início às atividades da empresa. Com duas sacas no lombo de uma mula João Alves Começou a vender café de porta em porta,
Em um sertão de poucas oportunidades, ele conseguiu juntar dinheiro para comprar em 1961, um pequeno moinho para torrar e moer seus próprios grãos.
No final dos anos 70, o café ganhou aceitação e a produção foi ampliada, mas o negócio continuou concentrado no Rio Grande do Norte.
Em 1988 abriu a primeira filial de distribuição em Mossoró – RN e em 1990, inaugurou uma fábrica em Eusébio, no Ceará. No final dos anos 90 a marca faturava cerca de R$ 127 milhões.
A virada do negócio veio em 2005, com a criação de uma joint venture 50-50 entre Santa Clara e a Strauss, unindo a tradição mineira e a força nordestina.
Em 2005 a nova empresa já era a 2° maior torrefadora do país, com 70 mil toneladas por ano e 10% de mercado.
O portfólio se diversificou com cápsulas, cafés solúveis, máquinas multibebidas e entre outros. Se tornando hoje a marca de café mais valiosa do Brasil que chega a faturar acima de R$ 10 bilhões por ano.