Sun Peng, presidente do Conselho de Administração do grupo chinês State CPFL Energia, uma das maiores empresas de energias renováveis do mundo, confirmou nesta segunda-feira (22) ao Governo do Estado, novos investimentos para geração de energia fotovoltaica no RN. Acompanhado por Zha Hong, secretaria Conselho de Administração e diretora de meio ambiente e governança da CPFL Renováveis, por Xinjian Chen, presidente da CPFL Renováveis Brasil e Geração, Sebastião Arcanjo, coordenador de relações institucionais e governamentais do Grupo CPFL, Pedro Junior, gerente da CPFL Renováveis, o Ceo foi recebido pela governadora Fátima Bezerra e secretários.
A State Grid, possui 843,3 mw de capacidade instalada no RN, o que representa 61% dos ativos de geração eólica no Brasil. O grupo chinês parte agora para a geração de energia solar aproveitando os parques eólicos já instalados em Touros, João Câmara, Pedra Preta e Parazinho. Os investimentos são da ordem de R$ 800 milhões com geração de um mil empregos na fase de instalação.
“Estas reuniões de trabalho são para somar, destravar demandas, atender exigências burocráticas. O RN é o Estado mais verde do Brasil, autossuficiente em energia limpa e tem um dos mais importantes projetos no campo das energias limpas – o Porto Indústria Verde que vai atuar na área do hidrogênio verde”, ressaltou a governadora Fátima Bezerra.
A governadora destacou a importância das ações de compensação ambiental e social como a já efetivada pela State Grid na comunidade do Amarelão no município de João Câmara. Naquela comunidade o grupo chinês implantou um sistema de dessalinização e abastecimento de água no valor de R$ 8 milhões. Sun Peng concordou com a realização de novos investimentos por compensação, inclusive ouvindo as comunidades nativas.