Governadora Fátima Bezerra anunciou oficialmente o local onde será construído o estádio, que fica ao lado do hotel Thermas na Avenida Lauro Monte. Segundo o governo, a estádio terá toda a estrutura para sediar jogos profissionais e outros eventos
Jornal de Fato
A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou neste sábado, 17, que o projeto do novo estádio de futebol de Mossoró ficará pronto em 90 dias e que o governo assinará ainda em janeiro a autorização para a elaboração do projeto. A FUNCITERN, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), será responsável pelo trabalho técnico.
Com o projeto pronto, o governo encaminhará para o comitê gestor do RN, colegiado responsável pela política de Parceria Pública Privada (PPP). A partir, o governo buscará os parceiros para viabilizar o investimento.
O novo estádio será construído no terreno que pertence ao Governo do Estado, localizado ao lado do Hotel Thermas, na avenida Lauro Monte, zona oeste de Mossoró. Trata-se de uma área de 78,5 mil metros quadrados, capaz de receber toda a estrutura de uma arena esportiva.
O secretário de Infraestrutura do Estado, Gustavo Coelho, antecipou que o novo estádio terá uma estrutura com capacidade de sediar jogos de futebol e outros eventos, devendo contar com vestiários, arquibancadas, salas administrativas, iluminação moderna, gramado e amplo estacionamento.
“O projeto prevê a construção por etapa. Na primeira etapa, o estádio terá capacidade para 5 mil pessoas, depois ampliaremos para 10 mil, até chegar a capacidade para 15 mil pessoas”, adiantou Gustavo.
O Governo do RN decidiu construir o novo estádio porque Mossoró perdeu a sua principal praça de esportes. A gestão do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) fechou o Estádio Municipal Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão, com a intenção de transferir o patrimônio público para a iniciativa privada.
O Nogueirão foi fechado em 7 de fevereiro de 2024. Com isso, os clubes profissionais de Mossoró tiveram que levar seus jogos para outras cidades. O Potiguar, que representa Mossoró no Campeonato Estadual 2026, está jogando no Estádio Fião do município de Serra do Mel. Além do prejuízo para o clube, os torcedores alvirrubros precisam gastar com a viagem para ver o time atuar fora da cidade.
A governadora Fátima disse que é inaceitável a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte não ter um estádio de futebol. “Estamos aqui não para fazer discurso, mas, sim, para garantir que vamos trabalhar para Mossoró ter o seu novo estádio”, afirmou, diante de dirigentes de Potiguar, Baraúnas e do esporte amador da cidade.
O secretário da Fazenda do Estado, Cadu Xavier, afirmou que o governo vai trabalhar para acelerar o processo, com objetivo de antecipar o máximo possível a construção do estádio. Ele recebeu a missão de coordenador o processo ao lado de Gustavo Coelho, com apoio da Uern.
A solenidade deste sábado contou com as presenças da deputada Isolda Dantas, deputado Ivanilson Oliveira, vereadores Marleide Cunha, Plúvia Oliveira e Samanda Alves (Natal), a reitor da Uern Cicilia Maia, além de desportistas e dirigentes de futebol da cidade.
Fotos de Carlos Costa




