Esta é a segunda Sala Lilás da cidade, a primeira foi inaugurada em 2023. A cidade também conta com Delegacia da Mulher e Patrulha Maria da Penha
Assú passa a contar com duas Salas Lilás para atendimento a mulheres em situação de violência. A segunda unidade amplia a rede de proteção e oferece acolhimento humanizado, atendimento integrado entre saúde, assistência social e justiça, além de funcionar como referência regional para toda a área do Vale do Açu. A inauguração aconteceu nesta terça-feira (10), pelo Consórcio Interfederativo de Saúde do Vale do Açu na Maternidade Parteira Maringá, no Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos.
A Prefeitura do Assú atuou na articulação para criação da Sala Lilás no Hospital Regional. O município já conta com uma Sala Lilás inaugurada em 2023, que funciona no CREAS, além da Delegacia da Mulher, viatura da Patrulha Maria da Penha e ações permanentes em defesa dos direitos das mulheres assuenses.
“Ter duas Salas Lilás em Assú é um avanço na proteção às mulheres. Participamos dessa articulação porque sabemos da importância de oferecer acolhimento adequado às vítimas de violência. É dignidade, cuidado e respeito às mulheres”, afirmou o prefeito Lula Soares.

A Sala Lilás no Hospital Regional funcionará como ponto de articulação entre os serviços de saúde, assistência social e justiça. Mulheres em situação de violência podem chegar ao atendimento por diferentes caminhos: Delegacia da Mulher, Unidades Básicas de Saúde, UPA, Maternidade, CRAS, CREAS ou SAMU quando não têm condições físicas de se deslocar.
O fluxo de atendimento se organiza conforme a condição da mulher. Se ela tem condições de buscar ajuda, pode procurar a UBS, UPA, Maternidade, CRAS, CREAS ou Delegacia da Mulher. Se não possui condições físicas, o SAMU realiza o resgate e conduz à UPA, que encaminha para a Sala de Acolhimento na Maternidade do Hospital Regional.
A partir da Sala Lilás, a mulher receberá encaminhamento para três contrarreferências conforme sua necessidade: o Hospital da Mulher para casos graves de lesões ou exames de maior complexidade, a Rede de Atenção à Saúde para acompanhamento continuado via CAPS e Central de Saúde da Mulher, e o CREAS para acesso a programas, serviços e benefícios socioassistenciais.
O espaço está equipado para realizar testes rápidos de IST, oferecer contraceptivos de emergência e profilaxia quando necessário. A Maternidade Parteira Maringá funciona 24 horas no Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, na Avenida Senador João Câmara, 100, Dom Elizeu.



