Na correria do dia a dia muitas vezes esquecemos de cuida do mais importante, nossa saúde emocional. Sem saber, muitas vezes que a nossa mente, é na verdade, nosso segundo coração. Sem uma mente saudável, não conseguimos fazer absolutamente nada. Por isso é importante diariamente praticar o autocuidado. Preparamos 10 dicas para você viver melhor.
1 – Desenvolva uma rotina
Crei rotina, isso irá ajudar a criar um hábito de atividades diárias que você saberá que é preciso fazer diariamente. A rotina realista ajuda a melhorar o controle sobre os sintomas da ansiedade e da depressão.
2 –Saiba quais são seus limites
Sempre deixe de lado aquilo que for desnecessário. Nos dias de hoje, tudo se torna pressão psicológica, devido a necessidade de sempre querer ser o melhor, a melhor esposa, o melhor marido, o melhor funcionário, o melhor estudante, o melhor nas redes sociais. Em razão disso, saiba definir o que é importante para você e o que realmente é primordial, faça e escolha aquilo que é realmente necessário, o que não for necessário na sua trajetória, esqueça. Tenha consciência de que não é possível fazer tudo e que corpo e mente possuem limites. Saiba quando é for a hora de parar.
3 – Viva no presente
Por mais que possa ser bom fazer planos e se programar, viva um dia de cada vez. Tenha metas diárias, isso evita os sintomas da ansiedade. Além disso, esqueça os problemas ocorridos no passado – o que passou deve servir de lição para que possamos evoluir e não algo que fique no seu presente como um pesadelo. Seguir a sua vida com o foco no presente é uma ótima maneira de praticar o autocuidado.
4 – Entenda o peso das suas emoções
Aprenda conhecer cada sentimento que você está tendo e der ouvidos a eles. Assim você irá compreender com você pode estar exausto, triste, cansado e parar por um tempo, até tudo voltar ao normal. Assim você vai evitar o problema de criar expectativas e possivelmente uma ansiedade.
5 –Valorize as suas conquistas
Comemore suas conquistas. Mesmo que elas possam parecer pequenas, todo passo deve ser valorizado.Conseguiu caminhar 1km ? Parabenize-se por isso. Aprendeu algo novo comemore, terminou o dia feliz, agradeça. SE olhou no espelho e viu a pessoa linda que você é? Elogie-se. Dar valor ao próprio desenvolvimento é uma ótima estratégia para cuidar da nossa saúde mental. Crie o hábito de mostrar para você mesmo todos os dias que é você é capaz.
6 – Aproveite as amizades
Aproveite cada pessoa que chega na sua vida pra somar, aproveite os amigos para sorrir, para desabafar, para chorar, para dividir os sentimentos e as emoções que você vive, lembre-se que falar sempre é a melhor forma. Crei o hábito de sempre ter alguém pra desabafar, conversar e dizer tudo.
7 – Evite ser competitivo
Nos dias atuais, as pessoas, em geral, estão cada vez mais competitivas. Não é necessário seguir um padrão, respeite o seu próprio ritmo e foque somente naquilo que for fundamental para a sua vida, Não precisa desejar algo que é do outro. Tenha a sua meta, a sua vida e foque sempre em você. Esse tipo de atitude faz com que você se torne uma pessoa singular única e principalmente emocionalmente saudável.
8– Não se isole
Relacionamentos são fundamentais para nossa saúde mental. Por isso é importante manter contato e relacionamentos com todos a sua volta, seja com a família, com amigos, colegas de trabalho. Tenha sempre contato, abrace, ria. Viva em sociedade, isso é importante.
9- Seja resiliente
A resiliência pode transformar situações difíceis em desafios estimulantes. Manter o controle emocional diante dos problemas e lidam com a pressão sem sofrer. Para desenvolver resiliência, é preciso sempre olhar com positividade e buscar uma solução. Acredite mais em si mesmo e mantenha-se flexível para enfrentar diferentes desafios e aprender com eles.
10– Peça e busque ajuda
Quando sentir os sinais que seu corpo e sua mente não está bem, peça ajuda, busque ajuda profissional, não sinta vergonha nem medo de procurar um psicólogo.
Sentir-se mais cansado do que o normal;
Cometer erros que geralmente não cometeria;
Ter dificuldade para se motivar;
Ficar de mau humor;
Se isolar e evitar os colegas;
Procrastinar mais;
Ficar muito acelerado e ansioso,
Explosões de raiva ou de choro;
Dormir Menos.
Esses são alguns sinais que você precisa de ajuda. Não se cale. Se precisar conversar, estamos aqui!