O município-praia de Tibau volta a contar o centro de artesanato para incentivar as atividades dos artesãos locais e fomentar a economia por meio do turismo. O centro, que estava fechado há duas décadas, foi revitalizado pela iniciativa do jornalista Chrystian de Saboya, dentro do projeto “Meu amor passou por aqui”, idealizado por ele.
Sem qualquer apoio do poder público municipal e/ou estadual, Chrystian decidiu investir o seu esforço para reformar a estrutura física, do piso às telhas, da pintura à hidráulica e elétrica. Até jardins estão sendo colocados, tudo novo, pensado por ele e com a contribuição da arquiteta Liana Suassuna.
O projeto “Meu amor passou por aqui” existe há 15 anos e já beneficiou várias estruturas residenciais, restaurantes, pontos comerciais e históricos. Chrystian de Saboya cita exemplos como a Casa da Gil, na praia da Redonda, Bom Café Icapuí, o Brisa, em Tibau, entre outros.
O jornalista conta que o projeto do centro de artesanato, que passa a ser chamado de “Vila Tibau”, recebeu apoio de parceiros e amigos, uma vez que a Prefeitura do Tibau, apesar de haver sido contactada algumas vezes pela própria Associação dos Artesãos, nunca retornou e mostrou-se interessada.
A revitalização do centro é de suma importância para a Tibau. “É vida e incentivo principalmente para o caminhar de 30 artesãos, que agora terão um espaço bonito, com direito a cafeteria, estacionamento próprio e muito bom gosto para vender os seus produtos”, conta o jornalista.
A Associação teve também o incentivo do Sebrae, que promoveu palestras para os artesãos no início do ano. Toda a curadoria do artesanato é feita por Chrystian de Saboya.
A Associação Villa do Tibau foi aberta na sexta, 16, com inauguração oficial marcada para janeiro do próximo ano.