Monitoramento da Defesa Civil de Mossoró e do Corpo de Bombeiros registrou na primeira semana de outubro 25 queimadas florestais no município. As informações foram publicadas na página oficial da Prefeitura de Mossoró.
A publicação destaca que o Departamento de Monitoramento, Alertas e Desastres da Prefeitura de Mossoró orienta a população sobre medidas para evitar incidentes. De acordo com o coordenador do Departamento de Monitoramento, Weydson Mariano, a população pode ajudar com a boa prática, evitando atear fogo em lixo urbano ou promovendo a limpeza do solo através de queimadas. Mariano lembra que realizar queimadas é crime ambiental e gera consequências.
“Estamos em um clima quente e seco, cenário propício para queimadas e incêndios. Uma ponteira de cigarro que é jogada na estrada pode causar danos irreversíveis à fauna e à flora do nosso bioma. Alerto também sobre as queimadas que são feitas de forma intencional, o que é considerado crime ambiental. Em todos os casos, além de acionar o Corpo de Bombeiros, a população pode acionar também a Defesa Civil através da central de atendimento”, explicou.
A Prefeitura de Mossoró informa ainda que disponibiliza ao Corpo de Bombeiros caminhões-pipa para o auxílio no combate a incêndios. Com capacidade limitada, os caminhões precisam ser reabastecidos continuamente, conforme a ocorrência. Nesse sentido, para maior eficiência do serviço, a Defesa Civil garante o abastecimento das viaturas no local dos trabalhos.
Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Mossoró, o tenente Quintino destaca a importância do apoio à agilidade no combate aos incêndios. “Esse trabalho em conjunto é importante porque nosso caminhão tem uma capacidade limitada, portanto, quando estamos em um incêndio de grandes proporções precisamos reabastecer nossa viatura, esse apoio é bem importante”, frisou.
Com a central de atendimento funcionando 24h, a Defesa Civil pode ser acionada através do número emergencial 199. Titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM), Cledinilson Morais enfatiza a parceria da Prefeitura de Mossoró com o Corpo de Bombeiros local.
“A Defesa Civil vem acompanhando os casos de queimadas em Mossoró. Desde o início da estiagem, a equipe acompanha dois casos. Temos uma parceria muito forte com o Corpo de Bombeiros. A Prefeitura de Mossoró disponibiliza caminhões-pipas para o auxílio às equipes no combate a incêndios. É uma parceria que possibilita uma agilidade muito grande na realização do serviço”, pontuou Cledinilson Morais.
RIO GRANDE DO NORTE
Em todo o Rio Grande do Norte o Corpo de Bombeiros atendeu 307 ocorrências de combate a incêndios florestais durante os meses de agosto e setembro de 2022. Vegetação em chamas, perigo à vida e danos econômicos. Os incêndios florestais são verdadeiras catástrofes ambientais.
O Corpo de Bombeiros alerta que em caso de necessidade, como os agricultores que preparam seus terrenos, é importante fazer aceiros, que são faixas ao longo das cercas aonde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo, cuja finalidade é prevenir a passagem do fogo para a área de vegetação. Também devem observar qual o melhor tempo e horário.
Outra recomendação do CBMRN é que os terrenos baldios sejam mantidos limpos, sem entulhos e se alguém perceber algum foco de incêndio deve entrar em contato imediato com o Corpo de Bombeiros Militar, por meio do telefone 193.