Por Amina Costa / Repórter do Jornal de Fato
Entre os dias 3 e 6 de novembro, Mossoró voltará a sediar presencialmente a maior feira de negócios do Rio Grande do Norte, a 34ª Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO), que reunirá centenas de expositores durante os dias de evento. Essa é a primeira edição presencial do evento após a pandemia, uma vez que em 2021 a feira ocorreu de forma híbrida.
A montagem para a feira começou nesta semana e deve seguir pelos próximos dias, com a instalação de estandes e de toda a estrutura que receberá o público. A Feira multissetorial deve reunir expositores da área da Indústria, Comércio, Turismo e Serviços, e representantes de 76 municípios potiguares.
A reportagem do JORNAL DE FATO conversou com representes da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM), idealizadora da feira. O presidente da Associação, o empresário Nilson Brasil, informou que está contente pelo sucesso de vendas dos estandes, que esgotaram rapidamente.
Nilson Brasil informa ainda que esse sucesso de vendas evidencia o otimismo do mercado. “A nova estrutura da Feira, associada ao novo espaço da Estação das Artes devem atrair muitos visitantes. A FICRO além do cunho empresarial é também uma feira tradicional que reúne amigos, a família, onde gerações ao longo desses 34 anos foram sendo constituídas”, informou.
Já o Vice-presidente da ACIM e Coordenador/gestor da FICRO 2022, José Carlos Lins de Matos, também falou sobre as expectativas em relação à Ficro. “A feira foi um sucesso de vendas e será um sucesso de público e de negócios. A volta da FICRO é esperada com muita expectativa porque ela oferece a um púbico ávido por novidades, as tendências e as tecnologias do mercado atual, que são tradicionalmente expostas na Feira”, aponta.
Neste ano, a Ficro ocorre de forma totalmente presencial entre os dias 3 e 5 de novembro, em que os visitantes poderão circular pelos estandes das 18h às 3h. No dia 6 de novembro, a Ficro ocorre no formato virtual, em um compilado da feira que será exibido pelos canais e plataformas da TCM. “A FICRO representa a pujança econômica de Mossoró e Região, fomenta o empreendedorismo e movimenta a economia”, informam os representantes da ACIM.
Ainda de acordo com as ACIM, a 34ª edição da Ficro deverá movimentar mais de R$ 20 milhões em negócios. “Com 140 estandes, mais de 100 expositores que representam mais de 20 atividades econômicas estarão na Estação das Artes. São empreendimentos do agronegócio, tecnologia, comércio, serviços, confecções, turismo, construção civil, entretenimento e moda. A expectativa é que mais de R$ 20 milhões sejam negociados durante o evento”, afirma o presidente da Associação.
Feira terá desfiles e espaço gastronômico
A Ficro está recebendo nova estrutura física, a mesma utilizada na realização do Mossoró Cidade Junina. Outra grande novidade para essa 34ª edição é a estrutura do projeto que será montado pelo Sebrae, histórico parceiro da Feira. No local, os visitantes terão acesso a uma praça de alimentação, um espaço gastronômico e um espaço de moda (com desfile moda praia), disponibilizados pelo Sebrae.
Além disso, será montada também um salão de automóveis, exposição de equipamentos agrícolas, mostra de turismo da Costa Branca, espaço criança, apresentações culturais, artesanato e ações promovidas pelo Sesc/Senac. Haverá também uma grande movimentação empresarial, para que as entidades parceiras do evento aproveitem a FICRO para realizar em Mossoró reuniões de seus respectivos conselhos deliberativos.
A Feira reunirá diretores de entidades como a Federação do Comércio, do SEBRAE, da Fiern, Potigás, que transferem temporariamente, para a cidade de Mossoró, as reuniões de seus respectivos conselhos deliberativos. A Feira conta ainda com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
Em mais de três décadas, a Ficro se consolida como uma vitrine para as empresas que buscam massificar uma marca, produto ou serviço. Em 2021, a Feira foi realizada em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelos canais da TV a Cabo de Mossoró (TCM), rodadas de negócios on-line e ciclo de palestras presenciais.