Idalina Araújo tem 33 anos, é mãe de Isabel (5 anos) e Luís (3 meses). A amamentação para essa mãe durou por muito tempo. Ela teve a experiência de amamentar os dois filhos. Isabel sua filha primogênita, tem 5 aninhos e ainda mama. Mostrando que a amamentação vai além do alimento. Esse vínculo se torna um elo entre mãe e filhos. Para essa mamãe e filha a amamentação é sem dúvidas um ato de afeto.
Muitas mães como Idalina, optam por amamentar até quando a criança quiser e entender que não precisa mais do peito. Isso pode levar anos, eu (Kauany Sousa), conheço mães que amentaram até os 8 anos da filha (o). Essas mães muitas vezes são julgadas e apontadas. A sociedade “acham que não tem para que isso”. É importante quebrar esses tabus e mostrar para o povo que amamentação será sempre uma escolha entre mãe e filho. Que esse vínculo é uma escolha e vivência deles. Para as mães que optam por essa escolha boa sorte e muita resiliência como Idalina que nos fala que nunca se incomodou com a opinião alheia.
Kauany Sousa- Conte um pouco sobre a experiência de amamentar com suas crianças?
Idalina Araújo-A amamentação para essa mãe durou por muito tempo. Ela teve a experiência de amamentar os dois filhos. Isabel sua filha primogênita, tem 5 aninhos e ainda mama. Mostrando que a amamentação vai além do alimento. Esse vínculo se torna um elo entre mãe e filhos. Para essa mamãe e filha a amamentação é sem dúvidas um ato de afeto. – Amamentar meus filhos é uma experiência maravilhosa, é muito satisfatório saber que você está nutrindo o seu bebê e que aquilo é tudo o que ele precisa para se alimentar. Outra coisa importante que eu atribuo ao aleitamento é o fato deles raramente adoecerem, pois considero que a amamentação é muito importante nesse sentido.
Kauany Sousa- Quanto tempo amamentou?
Idalina Araújo- Isabel mamou até 4 anos, mas até os 5 anos ainda pede às vezes, cada vez mais raramente.
Kauany Sousa- Quais dificuldades que encontrou?
Idalina Araújo- Não tive dificuldade para amamentar nenhum dos dois, com a minha primeira filha somente o peito ficou ferido no primeiro mês e com o segundo filho não ficou, acredito que pelo fato da minha filha ter mamado muito tempo.
Kauany Sousa- Como é pra você ter vivido esse processo todo e amamentar por tanto tempo?
Idalina Araújo- Muito gratificante, sempre tive o desejo de amamentar meus filhos exclusivamente até os seis meses e também de manter a amamentação prolongada.
Kauany Sousa-Teve algum tipo de preconceito ou julgamento?
Idalina Araújo- Nada que me incomodasse, mas com a minha filha algumas pessoas ficavam surpresas quando viam que ela ainda mamava.