Pré-candidato a governador, prefeito de Mossoró evita caminho de unificação das oposições e reafirma aliança com a senadora Zenaide Maia, que, por sua vez, ignora o PT da governadora Fátima Bezerra. A aliança Allyson-Zenaide aponta para terceira via
Da Redação do Jornal de Fato
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, será um dos condutores da campanha “Zenaide pelo RN”, que visa potencializar a senadora Zenaide Maia (PSD) à reeleição em 2026. Por gravidade, ele deixa claro para a federação União Progressistas, formada pelos partidos União Brasil e PP, que não abrirá mão da aliança com Zenaide para viabilizar a unificação da oposição em torno do seu palanque ao governo do Rio Grande do Norte.
No mesmo dia do evento de Zenaide Maia, o PL promoveu o “Rota 22” com a presença da ex-primeira-dama do país, Michele Bolsonaro, e do presidente nacional do partido, Valdemar da Costa Neto, para fortalecer o projeto eleitoral do próximo ano. Havia expectativa da presença de Allyson, que era entendida como um gesto para atrair o apoio da direita e, por consequência, unir as oposições no mesmo projeto.
Os que defendem a oposição unida já no primeiro turno das eleições, entendem que um gesto de Allyson abriria caminho para o diálogo com Rogério Marinho, que poderia abrir mão de sua pré-candidatura a governador para apoiar o prefeito de Mossoró. Só que Allyson ignorou a expectativa e decidiu reafirmar a sua aliança político-eleitoral com Zenaide Maia.
“Vamos rodar todo o Rio Grande do Norte defendendo o nome da senadora Zenaide”, anunciou Allyson Bezerra para a decepção daqueles que ainda acreditavam na aliança com Rogério Marinho. O prefeito disse que o apoio a Zenaide é uma forma de retribuir os recursos federais que a senadora tem garantido para a cidade de Mossoró.
Esquerda
Da mesma forma que Allyson Bezerra ignorou a direita bolsonarista, Zenaide Maia fez o mesmo com a esquerda lulista. A senadora não convidou o PT e os outros partidos de esquerda para o evento de sábado, ignorando, inclusive, a governadora Fátima Bezerra (PT), com quem construiu parceria política desde as eleições de 2018.
Mesmo sendo vice-líder do governo Lula no Senado, Zenaide deixou evidenciado que não pretende caminhar com o lulismo nas eleições do próximo ano. O projeto eleitoral com Allyson Bezerra pavimenta a terceira via, por onde os dois acreditam ser possível ganhar as eleições para o Senado e para o governo do Rio Grande do Norte.
Zenaide fez referência à aliança eleitoral como “caminho certo”
No lançamento do movimento “Zenaide pelo RN”, a senadora Zenaide Maia fez questão de repetir que está no “caminho certo” ao se referir à aliança com os prefeitos e prefeitas do Rio Grande do Norte, com referência especial ao chefe do Executivo de Mossoró, Allyson Bezerra. Em nenhum momento a senadora citou a parceria político-administrativa com a governadora Fátima Bezerra ou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“A política precisa ser feita com diálogo, escuta e compromisso com as pessoas. Este encontro mostra que estamos no caminho certo: unidos pelo bem do povo potiguar”, discursou ao lado do esposo Jaime Calado, que nas eleições de 2024 se elegeu prefeito de São Gonçalo do Amarante derrotando o então prefeito Eraldo Paiva, do PT e apoiado por Fátima Bezerra.
Zenaide disse que o evento de sábado é o primeiro passo de uma série de encontros que ela realizará por todas as regiões do Rio Grande do Norte, com o objetivo de prestar contas de seu trabalho parlamentar e, por consequência, buscar o reconhecimento popular.
A assessoria política da senadora classificou a adesão ao movimento como de “notável capilaridade política” e que dará a Zenaide uma conexão mais direta com as gestões municipais e as bases populares.
Além de Allyson Bezerra, a senadora Zenaide considerou importantes a presença da prefeita Nilda Cruz, de Parnamirim (terceiro maior colégio eleitoral do RN) e dos prefeitos Dr. Lula, de Assú; Jaime Calado, de São Gonçalo do Amarante; e Emídio Júnior, de Macaíba, além dos deputados estaduais Eudiane Macedo (PV), Terezinha Maia (PL) e Kleber Rodrigues (PSDB).