O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou por volta das 10h deste sábado (14) ao tradicional desfile do Galo da Madrugada, no Recife. Ele esteve acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, que chamou atenção ao usar uma camisa do bloco Pitombeira dos Quatro Cantos, peça que ganhou destaque nacional após ser vestida por Wagner Moura no filme “O Agente Secreto”.
O casal seguiu diretamente para o camarote instalado nas proximidades da Praça Sérgio Loreto, no bairro de São José, ponto estratégico por onde passam os trios elétricos e as principais agremiações. No mesmo espaço também estavam o prefeito do Recife, João Campos (PSB), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), além de outras autoridades.
Esta é a primeira vez que um presidente da República em exercício acompanha oficialmente o desfile do Galo da Madrugada, reconhecido pelo Guinness Book como o maior bloco carnavalesco do mundo.
Apesar do marco inédito enquanto chefe de Estado, Lula já esteve presente na festa anteriormente. Em 2000, dois anos antes de ser eleito para o primeiro mandato presidencial, ele participou do desfile. Pernambucano, o presidente retorna à folia em um momento político estratégico, já que deve disputar seu quarto mandato.
O Galo da Madrugada também já foi palco de movimentações políticas em outras eleições. Em 2010, três nomes que disputariam a Presidência da República estiveram no desfile. Na ocasião, a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), foi recepcionada pelo então governador Eduardo Campos (PSB). Dilma, que já havia participado da festa no ano anterior, acabou eleita presidente naquele pleito.
O principal adversário dela naquela eleição, o então governador de São Paulo José Serra (PSDB), também marcou presença no evento, acompanhado do ex-governador pernambucano Jarbas Vasconcelos (MDB). Serra foi derrotado por Dilma no segundo turno.
No mesmo período, Ciro Gomes à época no PSB e atualmente filiado ao PSDB também esteve no desfile. Ele chegou a ensaiar uma candidatura presidencial em 2010, mas teve o projeto barrado pelo próprio partido, que optou por apoiar Dilma Rousseff.
A passagem pelo Recife marca o início da agenda de Lula no carnaval deste ano. Ainda neste sábado, o presidente segue para Salvador, na Bahia, e depois cumpre compromissos no Rio de Janeiro.