O Governo do Estado, por meio da Caern, iniciou a segunda etapa da obra de esgotamento sanitário do município de Assú. O investimento é de R$ 4,8 milhões e vai ampliar o sistema de coleta e tratamento de esgotos, garantindo mais qualidade de vida para a população. A ordem de serviço foi assinada nesta quarta-feira (21).
Neste primeiro mês, a empresa responsável pela obra estará em campo realizando análises do sistema, conferindo os projetos, fazendo medições, topografia e mobilização de materiais. Escavações devem ser iniciadas posteriormente. A obra tem previsão de ocorrer durante um ano. Com a conclusão da nova etapa, Assú passará a contar com 4.500 ligações de esgoto. Serão executadas novas redes coletoras, ligações prediais, conclusão da Estação Elevatória e finalização da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE). Esta última opera parcialmente, aguardando o aumento do atendimento nos imóveis da cidade.
Atualmente, Assú já dispõe de uma Estação Elevatória em funcionamento e 500 ligações ativas para os imóveis. A nova etapa representa um avanço importante para a consolidação do saneamento básico na cidade, ampliando a cobertura do sistema já existente no município.
Por que o esgotamento sanitário é importante?
Obras de esgotamento sanitário são essenciais para a saúde pública, pois reduzem a disseminação de doenças causadas pela não canalização correta de efluentes. Além disso, protege o meio ambiente, evitando a contaminação do solo, dos rios e da água. O saneamento também