Maior unidade materno-infantil do RN, dentro do seu planejamento, colocará em funcionamento até o fim de agosto o centro de parto e leitos de UTI, entre outros setores que estão sendo preparados para funcionar. Governo convocou 147 profissionais

O Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró, vai cumprir importante etapa no processo de implantação de novos serviços, dentro do cronograma pré-estabelecido para o funcionamento de 100% de sua estrutura. Os prazos, estabelecidos no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), estão sendo comprimidos rigorosamente pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Saúde Pública (SESAP-RN).
A maior unidade pública de saúde materno-infantil do RN, dentro do seu planejamento, colocará em funcionamento até o fim de agosto o centro de parto e leitos de UTI, entre outros setores que estão sendo preparados para funcionar.
Para garantir a abertura de novos serviços, o governo convoca mais 147 profissionais de saúde. O chamado para contratação temporária foi publicado no Diário Oficial de sábado, 2. A convocação envolve profissionais de nível superior – enfermeiros (33), fisioterapeutas (9), fonoaudiólogos (4), nutricionistas (5), psicólogos (4), terapeutas ocupacionais (3) – e de nível técnico/médio – técnicos em Enfermagem (77), em dietética e nutrição (7) e em farmácia (4).
A Sesap-RN alerta que os profissionais selecionados deverão assinar o contrato no prazo de dez dias corridos e já assumirem seus postos de trabalho.
O grupo será destinado a trabalhar na implantação de oito dos dez novos serviços, como centro de parto e leitos de UTI, entre outros, que estão planejados para serem abertos no Hospital da Mulher ainda neste mês de agosto e para cumprir os prazos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que trata dos serviços da unidade.
A medida é mais um passo dentro do planejamento da Sesap para o funcionamento pleno do hospital, que atende as demandas das regiões Oeste, Alto Oeste e Vale do Açu com diversos ambulatórios, leitos de UTI adulto e centro cirúrgico com foco na pediatria e na ginecologia.
Estrutura
Com investimentos de R$ 134 milhões, o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia foi inaugurado pela governadora Fátima Bezerra no fim de dezembro de 2022. A unidade foi projetada para ser a maior da rede estadual de saúde pública do Rio Grande do Norte, elevando a um novo patamar o atendimento materno-infantil nas regiões Oeste, Alto Oeste e Vale do Açu.
O hospital é focado em gestação de alto risco, urgência obstétrica e ginecológica, cuidados neonatais, assistências cirúrgicas neonatal e ginecológica, apoio diagnóstico por imagem, laboratorial clínico e de pesquisa e banco de leite.
A unidade conta com mais de 160 leitos focados na atenção materno-infantil, ginecológica e obstétrica de média e alta complexidade. Quando a unidade estiver em pleno funcionamento, terá como meta realizar 20 mil atendimentos anuais.
O prédio conta com 15 mil metros quadrados de área construída, dividida em quatro andares com oito elevadores. O terreno completo, que soma 36 mil metros quadrados, terá cerca de 200 vagas de estacionamento.

Da Redação do Jornal de Fato