Por Amina Costa / repórter do JORNAL DE FATO
No dia 1º de setembro ocorre o lançamento da 2ª Largada da Safra do Melão, evento que marca o período de colheita e comercialização da fruta em Mossoró, maior produtor e exportador desse segmento no Brasil. Na ocasião, a cervejaria Bacurim, que é uma empresa genuinamente mossoroense, lançara a Ajubá, cerveja que é feita à base do melão.
A reportagem do JORNAL DE FATO conversou com Gilberto de Carvalho, proprietário da cervejaria, que falou sobre as expectativas em relação a este lançamento e sobre o nome, que ainda é provisório, para a cerveja que fará parte do rol de produtos da cervejaria. “ O nome provável da cerveja de Melão será “Ajubá” – fruta amarela, no Tupi Guarani”, disse.
A nova cerveja faz parte do projeto desenvolvido junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) que atua diretamente com os produtores familiares. Gilberto de Carvalho informou como surgiu a ideia de produzir uma cerveja à base de melão.
“A ideia de produzir uma cerveja que levasse melão em sua composição surgiu quando fomos convidados como cervejaria para participar da 2ª Largada do Melão, mais precisamente quando um integrante do SEBRAE me indagou da possibilidade de se fazer a cerveja. Na oportunidade não houve nenhum compromisso, mas resolvemos tentar e acabou por dar certo e acredito que vai ter aceitação pelo público”, disse.
A cerveja à base de melão está na fase final de testes para ser lançada e a expectativa do proprietário da cervejaria é que ela seja bem aceita pelo público. Gilberto de Carvalho explica que a Bacurim é uma empresa genuinamente mossoroense, cuja produção começou a ser feita dentro da sua própria casa. “A cervejaria nasceu entre os muros de nossa casa, com uma produção estritamente caseira, isso em meados de 2014. Em pouco tempo, já em 2016, houve a necessidade de sair da casa e ir para outro endereço, quando alugamos uma casa e transformamos em nosso primeiro esboço de fábrica”, explicou.
Foi em setembro de 2016 que a cervejaria recebeu o registro do MAPA, para fabricação e comercialização de cervejas. “O negócio evoluiu e no início de 2018, o estabelecimento que estávamos funcionando começou a dar sinal de estagnação. Queríamos ampliar a produção e não tinha mais espaço. Foi quando resolvemos a procurar outro estabelecimento e no final de 2018 passamos para o local que nos encontramos atualmente”, informou o proprietário da cervejaria.
O melão utilizado na produção da nova cerveja da cervejaria Bacurim foi a espécie cantaloupe. A cervejaria produz mais dois tipos de cerveja também à base de frutas. “A cerveja de melão será a terceira à base de fruta que produzimos aqui e já comercializamos a cerveja à base de maracujá. Também experimentamos a produção tendo como base a cajarana”, explicou.
A cervejaria Bacurim foi fundada no formato caseiro em 2015 e funciona aberta ao público e está localizada à rua Luizinha Falcão, 811, bairro Presidente Costa e Silva, Mossoró-RN. “Temos uma produção média de 10 mil litros por mês. Vendemos e distribuímos cerca de 15 estilos ou rótulos e graças à boa aceitação do público já estamos trabalhando com nossa capacidade máxima, já fazendo ampliações para suprir a demanda de Mossoró e região”, informou o proprietário.
“Mossoró tem uma boa parcela de culpa em nosso sucesso, pois tem contribuído de forma decisiva em todo nosso desempenho. Somos muito gratos a Mossoró e sua gente por aceitarem nossos produtos e serviços de bom grado. Por isso que sempre dizemos: Bacurim, a cerveja do País de Mossoró”, enfatiza Gilberto de Carvalho.
2ª Largada da Safra do Melão inicia em 1º de setembro
A 2ª Largada da Safra do Melão vai acontecer no próximo dia 1º de setembro, a partir das 16h, na Estação das Artes Elizeu Ventania. O evento marca o período de colheita e comercialização da fruta em Mossoró, maior produtor e exportador desse segmento no Brasil. O evento terá ampla programação como carretas das empresas meloeiras, degustação de melão, food truck, lançamento de cerveja de melão e uma banda de forró.
A primeira edição do evento aconteceu no ano passado com o objetivo de divulgar a relevância da fruticultura irrigada em Mossoró e em especial a produção de melão. “A Largada da Safra do Melão visa mostrar à população tudo que a fruticultura irrigada representa para o município, tanto no setor econômico quanto na oferta de empregos, já que é um dos setores que mais empregam na cidade”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Faviano Moreira.
Segundo o agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Ney Maranhão, a produção de melão em Mossoró se concentra no polo Maísa. Segundo ele, no setor existem aproximadamente 60 pequenos produtores, cerca de 20 médios produtores e em torno de 10 grandes empresas que produzem melão. “Os pequenos e médios produtores destinam a produção para o mercado interno, enquanto que as grandes empresas produzem para o mercado internacional”, destacou Ney Maranhão.
A Largada da Safra do Melão é um evento promovido pela Prefeitura de Mossoró por meio da Secretaria em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDINT), Comitê Executivo de Fruticultura Irrigada (COEX), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN).