Após anunciar a reforma e restauração do Memorial da Resistência, a Prefeitura de Mossoró informa que as obras no Museu Histórico Lauro da Escóssia estão em fase de conclusão, com data de entrega prevista para outubro deste ano. A reforma contempla a acessibilidade no prédio, com instalação de um elevador, construção de escadas de emergência, além de atender às exigências da legislação de combate a incêndio. A parte externa do local também foi recuperada com serviços de restauração da Praça Pr. Manoel Nunes Paz.
O projeto de reforma e restauração do Museu foi apresentado em maio do ano passado, pelo engenheiro George Carvalho e a arquiteta Nadja Lopes. Na época o valor anunciado foi de R$ 812 mil, com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA). Na leitura atual que fiz não vi informação sobre valores.
Pinacoteca
Com a reforma, o Museu Histórico Lauro da Escóssia e a cultura de Mossoró devem ganhar a instalação da Pinacoteca, que será construída com recursos advindos de emendas parlamentares do deputado Beto Rosado.
De olho no MCJ 2022
A Secretaria Municipal de Cultura tem promovido oficinas para ouvir os segmentos culturais, turismo e transporte no processo de elaboração do planejamento do Mossoró Cidade Junina 2022. Nesta quinta-feira, 29, alguns artistas e profissionais de entretenimento do município participaram de um debate com objetivo de traçar o diagnóstico das fragilidades, as soluções e a identificação das oportunidades de negócios para a edição de 25 anos do MCJ. As oficinas são realizadas com apoio do Sebrae-RN e instituições parceiras.
A programação segue até 19 de agosto, e até lá oito oficinas serão realizadas com participação de artistas, artesãos, empresas do ramo de turismo e hotelaria; vendedores ambulantes, barraqueiros, profissionais do setor de transporte, dentre outros.
Motivos de queixas
Pelo menos estas primeiras oficinas não têm deixado a classe satisfeita. Entre as queixas estão a pouca divulgação da programação por parte da Secretaria de Cultura, a falta de representatividade do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Cultura, e a falta de representatividade dos próprios segmentos nos encontros.
O Conselho
O Conselho Municipal de Cultura é um colegiado com caráter deliberativo, consultivo, recursal e definidor da política municipal de cultura, com objetivo de oferecer mecanismo permanente de cooperação às entidades representativas no planejamento, acompanhamento e execução das ações, entre outros objetivos.
Os dez novos conselheiros da sociedade civil foram eleitos em votação on-line, em abril deste ano, sendo cinco titulares e cinco suplentes. São eles, de acordo com informações da PMM: Américo Oliveira (Artes Cênicas), Márcia Silva (Cultura Popular), Diego Nunes (Artes Musicais), Jônatas Andrade (Artes Visuais) e Camila Paula (Artes Literárias). Já os suplentes são: Katharina Gurgel (Artes Literárias), Denilson Duarte (Artes Musicais), Any Katherine (Artes Cênicas), Ligia Saraiva (Artes Visuais) e Abraão Morais (Cultura popular).
Escola de Artes
A Escola de Artes de Mossoró disponibiliza 410 vagas para o segundo semestre deste ano. Modalidades ofertadas estão: Teatro, Violão, Técnica vocal, Melhor canto, Flauta, Prática instrumental, Artesanato, Taekwondo, Saxofone e Introdução ao áudio visual. Para se matricular em uma das vagas, basta ligar para o número 3315-4963, entre os dias 02 e 06 de agosto, e agendar o dia e horário para realizar a matrícula. O período de matrículas será de 09 a 13 de agosto.
As Feras
Sucesso consolidado nas noites de domingo, o programa “As feras”, que vai ao ar às 19h pela 93FM e Nossa TV Mossoró, é comandado pelos queridos Nelson Filho, Sérgio Chaves e Saudade Azevedo. Neste domingo, 1º de agosto, o programa receberá novamente a psicóloga, sexóloga e terapeuta sexual Isabelly Paullini. Nelsinho me adiantou que neste domingo vão falar sobre orgasmos e sobre a questão da saúde mental, levantada pela desistência da atleta Simone Biles, dos jogos olímpicos.
Projeção Mapeada
Estão abertas as inscrições para a Oficina de Formação Básica em Projeção Mapeada. A oficina acontece dias 14 e 15 de agosto, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h, no Teatro Dix-huit Rosado. A oficina é promovida por Wil Maral, com recursos da Lei Aldir Blanc. As inscrições podem ser feitas no www.wilamaral.com/oficina .
1 Última atualização em
Coluna razoável. Parabéns.