Chegou a vez do Museu

Após anunciar a reforma e restauração do Memorial da Resistência, a Prefeitura de Mossoró informa que as obras no Museu Histórico Lauro da Escóssia estão em fase de conclusão, com data de entrega prevista para outubro deste ano. A reforma contempla a acessibilidade no prédio, com instalação de um elevador, construção de escadas de emergência, além de atender às exigências da legislação de combate a incêndio. A parte externa do local também foi recuperada com serviços de restauração da Praça Pr. Manoel Nunes Paz.

O projeto de reforma e restauração do Museu foi apresentado em maio do ano passado, pelo engenheiro George Carvalho e a arquiteta Nadja Lopes. Na época o valor anunciado foi de R$ 812 mil, com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA). Na leitura atual que fiz não vi informação sobre valores.

Pinacoteca

Com a reforma, o Museu Histórico Lauro da Escóssia e a cultura de Mossoró devem ganhar a instalação da Pinacoteca, que será construída com recursos advindos de emendas parlamentares do deputado Beto Rosado.

De olho no MCJ 2022

A Secretaria Municipal de Cultura tem promovido oficinas para ouvir os segmentos culturais, turismo e transporte no processo de elaboração do planejamento do Mossoró Cidade Junina 2022. Nesta quinta-feira, 29, alguns artistas e profissionais de entretenimento do município participaram de um debate com objetivo de traçar o diagnóstico das fragilidades, as soluções e a identificação das oportunidades de negócios para a edição de 25 anos do MCJ. As oficinas são realizadas com apoio do Sebrae-RN e instituições parceiras.

A programação segue até 19 de agosto, e até lá oito oficinas serão realizadas com participação de artistas, artesãos, empresas do ramo de turismo e hotelaria; vendedores ambulantes, barraqueiros, profissionais do setor de transporte, dentre outros.

Motivos de queixas

Pelo menos estas primeiras oficinas não têm deixado a classe satisfeita. Entre as queixas estão a pouca divulgação da programação por parte da Secretaria de Cultura, a falta de representatividade do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Cultura, e a falta de representatividade dos próprios segmentos nos encontros.

O Conselho

O Conselho Municipal de Cultura é um colegiado com caráter deliberativo, consultivo, recursal e definidor da política municipal de cultura, com objetivo de oferecer mecanismo permanente de cooperação às entidades representativas no planejamento, acompanhamento e execução das ações, entre outros objetivos.

Os dez novos conselheiros da sociedade civil foram eleitos em votação on-line, em abril deste ano, sendo cinco titulares e cinco suplentes. São eles, de acordo com informações da PMM: Américo Oliveira (Artes Cênicas), Márcia Silva (Cultura Popular), Diego Nunes (Artes Musicais), Jônatas Andrade (Artes Visuais) e Camila Paula (Artes Literárias). Já os suplentes são: Katharina Gurgel (Artes Literárias), Denilson Duarte (Artes Musicais), Any Katherine (Artes Cênicas), Ligia Saraiva (Artes Visuais) e Abraão Morais (Cultura popular).

Escola de Artes

A Escola de Artes de Mossoró disponibiliza 410 vagas para o segundo semestre deste ano. Modalidades ofertadas estão: Teatro, Violão, Técnica vocal, Melhor canto, Flauta, Prática instrumental, Artesanato, Taekwondo, Saxofone e Introdução ao áudio visual. Para se matricular em uma das vagas, basta ligar para o número 3315-4963, entre os dias 02 e 06 de agosto, e agendar o dia e horário para realizar a matrícula. O período de matrículas será de 09 a 13 de agosto.

As Feras

Sucesso consolidado nas noites de domingo, o programa “As feras”, que vai ao ar às 19h pela 93FM e Nossa TV Mossoró, é comandado pelos queridos Nelson Filho, Sérgio Chaves e Saudade Azevedo. Neste domingo, 1º de agosto, o programa receberá novamente a psicóloga, sexóloga e terapeuta sexual Isabelly Paullini. Nelsinho me adiantou que neste domingo vão falar sobre orgasmos e sobre a questão da saúde mental, levantada pela desistência da atleta Simone Biles, dos jogos olímpicos.

Projeção Mapeada

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Formação Básica em Projeção Mapeada. A oficina acontece dias 14 e 15 de agosto, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h, no Teatro Dix-huit Rosado. A oficina é promovida por Wil Maral, com recursos da Lei Aldir Blanc. As inscrições podem ser feitas no www.wilamaral.com/oficina .

1 Última atualização em

Carlos Magno agosto 3, 2021 - 10:26 am

Coluna razoável. Parabéns.

Responder

Deixe um comentário

5/5
Monalisa Cardoso

Monalisa Cardoso

Monalisa Cardoso, formada em jornalismo pela UEPB, pós-graduada em Assessoria de Comunicação pela UNP, cursando Letras Português na UERN

Últimas atualizações

Newsletter

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais