Por Fábio Vale / Repórter do Jornal de Fato
A tão sonhada nova sede do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Estado do Rio Grande do Norte (ITEP/RN) está cada vez mais próxima de se tornar realidade. No começo desta semana, a empresa vencedora da licitação já começou a cercar o terreno no bairro de Felipe Camarão, em Natal, onde o prédio será erguido.
O fato aconteceu na última segunda-feira (16) e foi divulgado nesta terça (17). A nova sede do órgão, denominada Complexo de Perícia Criminal do RN, compreenderá a sede administrativa e as sedes dos Institutos de Criminalística – IC e de Medicina Legal – IML. O complexo será construído em área própria do Estado, localizada no entroncamento da rua dos Campos com a rua das Peixadas, na zona Oeste da capital potiguar.
O Itep/RN informou que a empresa que executará a obra é a Engevac Engenharia Ltda e que o valor licitado é de mais de R$ 19 milhões. O prédio atual, localizado no bairro da Ribeira, zona Leste de Natal é da década de 30 e a mudança é uma demanda antiga dos servidores do órgão e da sociedade que contará com uma nova sede moderna, com a estrutura adequada para atender a população com mais qualidade e eficiência.
“Este é um momento muito importante e histórico para o Itep. Finalmente a sociedade contará com uma nova sede moderna, com estrutura adequada para atender bem à população e onde os servidores poderão bem desempenhar as suas atribuições”, disse o diretor-geral do Itep/RN, perito criminal Marcos Brandão.
Itep RN usa na Operação Verão equipamento que identifica tipo de droga e facilita flagrantes
Equipe de perícia conta com “Espectrômetro Raman”, que fornece a composição química da substância suspeita
A Operação Verão está a pleno vapor para trazer maior proteção aos potiguares e turistas em áreas litorâneas do estado durante o período de veraneio. Assim, equipes do Itep estão presentes nos principais pontos do litoral, agindo de forma integrada com a Polícia Civil, a fim de dar celeridade na execução das análises de drogas e liberação de laudos de constatação em casos de prisão em flagrante delito.
Após a apreensão da droga pela polícia, o material é entregue às equipes do Itep que analisam a natureza do mesmo a partir de testes colorimétricos que indicam, de forma preliminar, o tipo da droga apreendida. Também está sendo utilizado um equipamento de alta tecnologia denominado “Espectrômetro Raman”, que fornece a composição química da substância e gera uma assinatura/impressão digital do material analisado.
Adquirido pelo Governo do Estado e entregue ao Itep/RN em 2021, o “Raman” é um equipamento portátil de espectroscopia de alta resolução, capaz de proporcionar, em poucos instantes, informação química e estrutural de centenas de materiais. Dessa forma, o instrumento torna-se aliado dos agentes de segurança pública na rápida identificação de substâncias ilícitas.
Na realização da Operação Verão, equipes de servidores do Itep/RN estiveram no último fim de semana em três pontos do litoral potiguar: praias de Pipa, São Miguel do Gostoso e Pirangi, realizando a identificação imediata dos materiais químicos apreendidos pelas delegacias de Polícia Civil. Nestas ações, a agilidade no processo pericial resultou no registro de flagrantes nas praias de Pipa e em Pirangi, a partir da constatação de entorpecentes.