Por Amina Costa / Jornal de Fato
Iniciada no último domingo, 13, quando foi celebrado o Domingo de Ramos, a Semana Santa chega hoje, 17, ao seu principal momento, com o início do Tríduo Pascal. O tríduo ocorre na quinta, sexta e no sábado Santo, e representa a paixão, morte e ressurreição de Jesus, abrangendo a totalidade do mistério pascal.
Este é um momento de grande importância para a Igreja Católica, uma vez que o Tríduo Pascal simboliza o coração de toda a vida litúrgica da igreja. “Tudo brota do mistério pascal, por isso é muito importante para nós cristãos”, informou padre Crisanto Borges, pároco da Paróquia de São José, à reportagem do JORNAL DE FATO.
Padre Crisanto Borges informou que, em Mossoró, as celebrações do Tríduo Pascal começam logo pela manhã, às 8h30, com a Missa dos Santos Óleos, que será realizada na Catedral de Santa Luzia. Durante a missa, o Bispo benze os santos óleos que serão usados ao longo do ano nas celebrações do batismo, da crisma, das ordenações e na unção dos enfermos.
No fim da tarde, às 17h, e à noite, às 19h, ocorrem as celebrações da Ceia do Senhor, que rememora o momento em que Jesus partilhou o pão e o vinho com seus discípulos, instituindo assim o sacramento da Eucaristia. Na missa da Ceia do Senhor também ocorre o rito do lava-pés, onde o sacerdote lava os pés de alguns dos presentes, em imitação do gesto humilde de Jesus ao lavar os pés de seus discípulos durante a última ceia.
“Após essa celebração, a Igreja entra num profundo silêncio, unida a Cristo em seu sofrimento. Na sexta-feira Santa, celebramos a Paixão e morte do Senhor. É dia de jejum e de abstinência de carne”, informa padre Crisanto, ressaltando que a liturgia da celebração da Paixão de Cristo é dividida em três partes.
A primeira parte é a liturgia da palavra, que se conclui com a oração universal dos fiéis, o Pai Nosso. A segunda parte é a adoração à cruz, com o gesto de beijá-la e reverenciá-la. E a terceira parte, o rito da comunhão. “Às 15h, na Catedral, será realizada a celebração da Paixão de Cristo, que começa com a entrada do presidente e dos ministros em silêncio, com uma reverência ao altar ou à prostração”, explicou.
O Tríduo Pascal segue até o sábado, dia marcado pelo silêncio e pela oração. Neste dia, a Igreja permanece em meditação, na expectativa da ressurreição de Cristo. Este é o único dia do ano em que não há sacramentos como missa, casamento e batismo (a única exceção é em caso de morte). “Sábado Santo é dia de silêncio. Não se deve administrar nenhum sacramento, a não ser em caso de morte”, informa padre Crisanto Borges.
Confira a programação da Semana Santa que ocorrerá na Catedral de Santa Luzia:
17/4 – QUINTA-FEIRA SANTA
8h30- Missa do Crisma – Bênção dos Óleos e Consagração do Crisma Catedral de Santa Luzia (preside Dom Francisco de Sales)
17h – Missa Vespertina da Ceia do Senhor – Capela de Santa Luzia (Ilha de Santa Luzia)
19h – Missa Vespertina da Ceia do Senhor – Catedral (preside Dom Francisco de Sales)
* Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 21h30.
18/4 – SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR
7h- Via Sacra
15h – Sexta-feira da Paixão do Senhor – Catedral de Santa Luzia Procissão do Senhor Morto para a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Centro de Mossoró (RN)
19/4 – SÁBADO SANTO
19h – Vigília Pascal na Noite Santa – Catedral de Santa Luzia (preside Dom Francisco de Sales)
20/4 – DOMINGO DE PÁSCOA
6h- Missa do Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor – Catedral de Santa Luzia
7h- Missa do Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor – Capela São Vicente
9h – Missa do Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor – Catedral de Santa Luzia
11h- Missa do Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor – Catedral de Santa Luzia
17h- Missa do Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor – Capela de Santa Luzia (Ilha de Santa Luzia)
19h – Missa do Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor – Catedral de Santa Luzia