Serviço emergencial dura 30 dias e integra pacote de R$ 100 milhões para modernizar terminal.
Uma draga chegou nesta segunda-feira 28 ao Porto de Natal para retirar um banco de areia que atrapalha a entrada de navios. A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) informou que o serviço emergencial deve durar 30 dias.
“Essa ação emergencial é para retirada imediata desse banco de areia para poder dar segurança ao escoamento da safra de frutas que inicia agora em agosto, antes mesmo que a gente faça a manutenção do canal de acesso, que a dragagem prevista parta o segundo semestre, aquilo que a gente tem batalhado muito, inclusive porque a governadora esteve no ministério para garantir os recursos”, afirmou Paulo Henrique Macedo, diretor-presidente da Codern.
A dragagem busca liberar a navegação para navios maiores e evitar novos incidentes como o encalhe do graneleiro russo Bella Judi, de 180 metros de comprimento, que ficou preso no local em novembro de 2023. O serviço integra um pacote de obras previsto para o Porto de Natal, que inclui também uma dragagem mais ampla do canal de acesso e a construção de defensas na ponte Newton Navarro. O investimento total supera os R$ 100 milhões.
O governo estadual atuou junto ao Ministério dos Portos e Aeroportos para liberar os recursos. A intenção é garantir o escoamento da safra de frutas, que começa a ser exportada a partir de agosto.
“O governo da professora Fátima tem sido um importante interlocutor para viabilizar o pleno funcionamento do Porto de Natal. Em 2023, nós corríamos o risco de o porto não operar por falta de navios e desde esse período ela tem sido uma batalhadora no sentido de viabilizar as exportações de nossas frutas pelo Porto de Natal”, disse Guilherme Saldanha, secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca.
Ele lembrou que, no ano passado, o governo articulou, com apoio do Sebrae e dos exportadores de frutas, a manutenção das atividades do porto, o que resultou em um crescimento de 107% no movimento em 2024.
“Em 2023 continuamos no porto uma articulação feita pelo Governo do Estado com o Sebrae e com os exportadores de fruta, que garantiu ainda o funcionamento em 2023, e que continuou em 2024 com um crescimento de 107%. Agora, as companhias marítimas voltaram a procurar o Porto de Natal e, portanto, a gente precisa de navios maiores. Há a necessidade dessa dragagem, e o trabalho feito pelo presidente – da Codern – Paulinho, e da governadora Fátima, em uma interlocução com o Governo Federal, está viabilizando a dragagem que há mais de dez anos não foi feita”, afirmou Saldanha.
O objetivo da dragagem emergencial é aumentar a profundidade do leito do rio Potengi e garantir a segurança para o embarque de frutas destinadas ao mercado internacional.