Por Amina Costa / Jornal de Fato
A edição deste ano da Festa de Santa Luzia, padroeira de Mossoró, será lançada mais cedo. No dia 19 de setembro, os fiéis terão conhecimento sobre as datas oficiais da festa, a identidade visual, as equipes de coordenação e os principais informes ligados aos festejos. O anúncio foi feito pelo coordenador-geral do evento e pároco da Catedral, padre Antoniel Alves da Silva.
O tema da Festa de Santa Luzia 2025 será “A Esperança não decepciona” e, segundo padre Antoniel Alves, reflete o desejo de dar uma grande conotação religiosa à festa deste ano, com foco total na evangelização. Ele reforçou ainda que a dimensão missionária será prioridade em todas as ações, desde as mais tradicionais até as que envolvem cultura e esporte.
“Todos os eventos que compõem a Festa de Santa Luzia terão uma conotação religiosa. Seja a novena, a cavalgada, a caminhada ou a pedalada, cada um precisa transmitir o Evangelho. O que a comunidade pode esperar é evangelização: essa é a essência da festa do padroeiro”, destacou padre Antoniel. É a maior festa da Diocese, e não podemos perder essa oportunidade de anunciar a fé. Cada atividade deve levar o nome de Cristo e o testemunho de Santa Luzia”, disse.
De acordo com padre Antoniel, a decisão de antecipar o lançamento, que tradicionalmente ocorria em outubro, foi estratégica e pensada, principalmente, nas ações das equipes de peregrinação. “Este ano vamos lançar a Festa de Santa Luzia mais cedo e tomamos essa decisão porque a primeira equipe que sai para a evangelização e preparação é a equipe de peregrinação. Se o lançamento fosse realizado apenas em outubro, como de costume, essa equipe só começaria os trabalhos em novembro. Se saíssem em peregrinação antes do lançamento, não teriam a identidade visual e o respaldo oficial da festa”, explicou.
O lançamento vai acontecer no dia 19 de setembro, às 19h30, no auditório do Centro de Treinamento Libânia Passos Pessoa. Após o lançamento será iniciada a peregrinação da imagem de Santa Luzia, considerada a primeira grande etapa da preparação. “Nesse momento, vamos reunir as coordenações e todas as equipes para apresentar a arte oficial, o tema, as datas e os principais eventos da Festa de Santa Luzia 2025. A partir daí, a equipe de peregrinação já poderá sair em missão evangelizadora e, ao mesmo tempo, as demais equipes começarão a organizar seus trabalhos de preparação para os festejos”, informa.
Padre Antoniel Alves lembra que a Festa de Santa Luzia é um resultado de um trabalho coletivo, que envolve várias coordenações. Com a definição das coordenações, a expectativa é que a partir do lançamento todas as equipes estejam mobilizadas para preparar uma festa que una fé, tradição e missão.
“As coordenações já foram definidas, realizamos reuniões preliminares e agora cada grupo começa a convidar voluntários para compor suas equipes. O papel do pároco é apoiar, ouvir e orientar, mas a responsabilidade de mobilização é das próprias coordenações. Já ouvimos o conselho de assuntos econômicos da paróquia, conversamos com lideranças e agora cada coordenação monta sua própria equipe. A comunidade pode esperar um trabalho de organização robusto e, sobretudo, evangelizador”, finalizou.
Festa de Santa Luzia une fé, cultura e tradição
Realizada no mês de dezembro, a Festa de Santa Luzia, padroeira de Mossoró, reúne milhares de devotos e visitantes, movimenta a economia local e preserva tradições culturais que atravessam gerações. Reconhecida como patrimônio imaterial do município e do estado, a festa atrai grande público em todas as atividades.
O evento reúne programação diversificada, que vai da peregrinação da imagem às caminhadas, cavalgadas e apresentações artísticas, sempre com forte conotação religiosa. Um dos principais pontos dos festejos é o Oratório de Santa Luzia, que é declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte.
A cada edição, a festa mobiliza centenas de voluntários em equipes de trabalho organizadas pela paróquia, além de envolver órgãos públicos e entidades civis. Essa rede de colaboração é vista como um dos principais diferenciais da festa, que atrai fiéis não apenas de Mossoró, mas também de cidades vizinhas e até de outros estados.