Tradicional no calendário educacional e cultural do Rio Grande do Norte, o Festival de Teatro da Uern, o Festuern, terminou nesta sexta-feira (21) com apresentações artísticas e premiações aos melhores espetáculos e artistas, no Teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró. Entre artistas e público, o evento reuniu mais de 4 mil pessoas durante toda a semana, a maioria delas, crianças e adolescentes de escolas estaduais e municipais. Nesta edição, participaram do festival 25 escolas de 10 municípios potiguares.
“Foi nosso reencontro, sendo a primeira edição presencial pós-pandemia. As expectativas de público foram superadas. Conseguimos atrair mais de 4 mil pessoas, durante a semana, todas envolvidas com a educação e a arte. Isso é muito gratificante”, comentou o pró-reitor de extensão da Uern, Esdras Marchezan.
Após o anúncio dos vencedores desta edição, o festival não terminou ainda. “Teremos um circuito, indo às escolas premiadas para entregar os troféus e assistir novamente aos espetáculos premiados, mas desta vez com toda a comunidade escolar”, comentou Hallysson Dantas, coordenador geral do Festuern.
Criado em 2003, o festival é um programa interdisciplinar de extensão de teatro na escola, evidenciando a UERN como instituição de destaque na formação pedagógica por meio da arte. “Feliz demais de ver crianças e adolescentes emocionados no palco do teatro, assim como professoras e professores que se dedicam tanto para que suas alunas e alunos possam chegar ao festival apresentando trabalhos de ótima qualidade. Obrigado a todos os parceiros e escolas e, principalmente, aos estudantes que acreditam neste projeto. Em 2023, faremos um Festuern ainda melhor”, disse a reitora da Uern, Cicília Maia.
CONHEÇA OS VENCEDORES DO 16° FESTUERN
Melhor figurino
Flavia Pimentel Ramos Duporto: Dodôra (Companhia Cênica Imaginar) – Escola de Artes Dodôra do Porto (Pendências-RN)
Melhor Trilha Sonora
Tiago Santana de Souza- Meu sertão pra que te quero (Cia Aqui tem Arte) – Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel (Alto do Rodrigues-RN)
Melhor ator coadjuvante
Jeremias Fonseca S. do Nascimento
Em busca da árvore do sonhar (Iniciart) – Escola Municipal Sebastião Ferreira (Pendências-RN)
Melhor maquiagem
Vitória Larissa de Oliveira Gonçalves
Sertão de Cores (Expressão da Gente) – Escola Estadual Pedro Alves de Medeiros (Pendências-RN)
Melhor cenografia
Talita da Silva Rocha
Vozes do sertão: terra seca, chão de poesia (Companhia Memória e Espaço Teatral Chico Elizel – Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo (Alto do Rodrigues-RN)
Melhor ator
Nicollas Zanetti da Silva Bezerra
Em busca da árvore do sonhar (Iniciart) – Escola Municipal Sebastião Ferreira (Pendências-RN)
Melhor atriz coadjuvante
Ana Cristina
Retalhos na feira de poesia (Escola D’Arte- Ensino Profissional Professora Maria Rodrigues Gonçalves (Alto do Rodrigues-RN)
Melhor atriz
Mirela Silva- Conto do Porto: a busca pelo terço perdido (Portomanguense) – Escola Estadual Professora Josélia de Souza Silva (Porto do Mangue-RN)
Melhor direção
Francisco Bruno Silva Dantas
Conto do Porto: a busca pelo terço perdido (Portomanguense) – Escola Estadual Professora Josélia de Souza Silva (Porto do Mangue-RN)
Melhor espetáculo
1° LUGAR
Conto do Porto: a busca pelo terço perdido (Portomanguense) – Escola Estadual Professora Josélia de Souza Silva (Porto do Mangue-RN)
2° LUGAR
Em busca da árvore do sonhar (Iniciart) – Escola Municipal Sebastião Ferreira (Pendências-RN)
3° LUGAR
Meu sertão pra que te quero (Cia Aqui tem Arte) – Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel (Alto do Rodrigues- RN)