César Santos/DEFATO.COM
O auditor fiscal Gilmar Dantas assina ficha de filiação ao PSDB e disputará uma cadeira na Câmara Municipal de Mossoró. Ele representará a numerosa e tradicional família Dantas e dará sequência a história construída pelo irmão Francisco Dantas da Rocha, o “Chico da Prefeitura”, que exerceu mandato na Câmara Municipal por 24 anos consecutivos. Também teve o tio Nivaldo Dantas vereador por um mandato, entre 1989 a 1992.
Gilmar tem apoio da família. Há meses, ele iniciou o trabalho de reconstrução da base político-popular que foi liderada por longos anos por Chico da Prefeitura. E tem contado com apoio do irmão João Batista da Rocha, o “Dão”.
A pré-candidatura de Gilmar tem forte apelo popular porque está respaldada na história de Chico da Prefeitura, interrompida em meados da década passada, quando, por questão de saúde, não teve como continuar a atividade política.
História
Chico da Prefeitura morreu no dia 14 de agosto de 2019, aos 68 anos.
O “Juventude”, como Chico da Prefeitura gostava de ser chamado e se dirigia às pessoas dessa forma, cumpriu seis mandatos na Câmara Municipal de Mossoró entre os anos de 1989 a 2012. A sua primeira eleição aconteceu em 1988, justamente na primeira vitória eleitoral da ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP).
Também naquelas eleições, a família Dantas elegeu Nivaldo, irmão de Manoel Enfermeiro, de saudosa memória, pai de Chico da Prefeitura, de Dão, Dudé, Mário, Renê, Gilmar e outros irmãos.
Chico da Prefeitura, sempre atuando nas camadas mais pobres, sobretudo na zona norte de Mossoró, renovou o mandato de vereador em cinco eleições seguidas: 1992, 1996, 2000, 2004 e 2008.
Nas eleições de 2012, ele ficou fora devido a problemas de saúde (sofreu parada cardíaca) e foi substituído pelo irmão João Batista da Rocha que não obteve êxito nas urnas. Em 2016, Chico da Prefeitura voltou a ser candidato pelo PP, mas não se elegeu, recebendo apenas 1.081 votos (0,80%).
Por duas vezes, Chico da Prefeitura tentou se eleger deputado estadual. Em 2006, chegou a receber 9.411 votos em Mossoró, mas não foi suficiente para elegê-lo. Em 2010, a sua votação no Estado chegou a 21.456 votos (1,25%), ficando em uma das suplências de sua coligação. Em ambas as disputas, Chico vestiu a camisa do PFL (hoje União Brasil).
Na Câmara Municipal, Chico conquistou o respeito dos colegas e dos servidores. Na vida pública, conquistou vitórias sempre defendendo os interesses e benefícios para os moradores de bairros carentes.
Francisco Dantas da Rocha nasceu em Mossoró no dia 19 de março de 1951. Era servidor público aposentado. Ele deixou viúva dona Marize de Oliveira Nogueira da Rocha, com quem teve quatro filhos: Antônio Roberto, Roberta Karine, Rondinele e Rafaela Nogueira.