Sessão solene do Pleno do Tribunal aconteceu nesta quinta-feira, 5, na sede do Judiciário potiguar.
“Dia de celebrar a Democracia, com as nossas instituições funcionando, instituições muito importantes enquanto integrantes do Estado Democrático de Direito”. Foi assim que a governadora Fátima Bezerra classificou a solenidade de posse do 66° presidente da história do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Amílcar Maia. A sessão solene do Pleno do Tribunal aconteceu nesta quinta-feira, 5, na sede do Judiciário potiguar.
“Quero cumprimentar doutor Vivaldo pela bela gestão que fez e saudar doutor Amílcar, desejando a ele uma gestão muito profícua, muito exitosa. E aqui afirmar o nosso compromisso, a nossa disposição enquanto Governo do Estado, respeitando a independência dos poderes”, afirmou a chefe do poder executivo estadual, ao ressaltar a necessidade de “manter uma relação harmoniosa, pautada pelo bem-estar, pelo bem comum do povo do Rio Grande do Norte”.
Na passagem do cargo, o desembargador Vivaldo Pinheiro lembrou das principais ações realizadas no biênio em que esteve à frente do TJ potiguar. Lei de Custas, Lei de Alteração do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações do Poder Judiciário, instalação de 35 secretarias unificadas, criação de dez centros de conciliação (CEJUSCs), duas turmas recursais permanentes.
“Há dois anos assumi a digna tarefa de conduzir o destino dessa corte e entregar a quem me sucedesse um judiciário mais fecundo em produção, eficiência e celeridade”, afirmou o desembargador Vivaldo. Ele fez, ainda, uma reflexão sobre “como chegamos até agora e continuamos prosseguindo nessa permanente caminhada sempre buscando atender os interesses maiores da sociedade e corresponder aos preceitos que balizam a democracia em nosso país”.
Aos 56 anos, o mossoroense Amílcar Maia chega ao ápice da carreira profissional no Poder Judiciário norte-rio-grandense afirmando que a atenção no atendimento à população será uma de suas prioridades. “Que as pessoas se sintam mais recepcionadas pelo Judiciário, sendo bem atendidas conforme suas necessidades”, pontuou o novo dirigente do TJRN.
Em seu discurso de posse, o desembargador disse que vai continuar as boas práticas desenvolvidas por outras gestões e ressaltou sua felicidade e também preocupação com a missão. “Vamos trabalhar para que nosso serviço seja o melhor possível para a população, o cidadão”, ressaltou Amílcar Maia.
Além do novo presidente do TJRN, desembargador Amílcar Maia, outros quatro desembargadores passam a estar à frente de cargos diretivos na Administração do Poder Judiciário: o novo vice-presidente da instituição, o desembargador Glauber Rêgo; o desembargador Gilson Barbosa como novo corregedor-geral de Justiça do RN; a desembargadora Maria Zeneide Bezerra, que assume a direção da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte; e o desembargador Dilermando Mota à frente da Ouvidoria do Tribunal.
Em evento concorrido, além dos já citados, compuseram a mesa de autoridades o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira, a senadora da República, Zenaide Maia, a Procuradora Geral de Justiça do RN, Elaine Cardoso, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, o comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Éric Cézane Cólen Guedes, o chefe do Estado Maior da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, Coronel Júlio César Brito de Sousa, o Chefe do Estado Maior do Comando do 3º Distrito Naval, Capitão de Mar e Guerra André Luiz Dias Sêda, o prefeito de Natal, Álvaro Dias e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Aldo Medeiros. Acompanharam a governadora, o vice Walter Alves, o secretário estadual de segurança, Coronel Araújo, o comandante geral da Polícia Militar do RN, Coronel Alarico, e o Procurador Geral do Estado, Luiz Marinho.
Fotos: Elisa Elsie