Iniciadas pela Caern em 24 de novembro, as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Apodi, município do Médio Oeste do RN, já contemplam as primeiras ruas da cidade, que terá coleta e tratamento de esgoto para cerca de 4,5 mil moradores
Iniciadas pela Caern em 24 de novembro, as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Apodi já contemplam as primeiras ruas da cidade, que terá coleta e tratamento de esgoto para cerca de 4,5 mil moradores. Nesta primeira etapa, o investimento é de R$ 13,6 milhões, de um montante total de R$ 52 milhões já assegurados para a conclusão integral.
Nesta segunda-feira, 8, a governadora Fátima Bezerra visitou as obras de saneamento no município. A gestora ressaltou o impacto direto dos investimentos para a saúde pública. “Em primeiro lugar, saneamento é saúde, é prevenção de doenças, tanto que as estatísticas mostram que, a cada um real investido no saneamento, você economiza quatro em saúde”, pontuou.
Fátima reforçou que a obra de tratamento de esgoto também será importante para impedir a poluição e proteger a lagoa de Apodi. “Representa preservação ambiental, sustentabilidade, valorização das casas das pessoas, trazendo algo extraordinário, que é a despoluição do mais belo cartão-postal de Apodi, que é a lagoa”, celebrou.
O contrato prevê a execução de obras em 18 meses a contar da data de assinatura da Ordem de Serviço, feita em julho deste ano. Além disso, há previsão de seis meses de pré-operação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE). A operação em fase de testes do sistema está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2027.
Fotos de Carlos Costa










