O Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade (HRCCA), em Pau dos Ferros, ampliou de forma significativa sua estrutura física e assistencial, fortalecendo a rede estadual de saúde no Alto Oeste potiguar. Contando apenas o número de leitos, o crescimento entre 2019 e 2026 foi de 145%.
Com os investimentos da atual gestão do Governo do Estado, a unidade passou de 55 para 135 leitos hospitalares, todos climatizados, com enfermarias modernizadas e leitos individualizados. Foram 80 novos leitos implantados e a capacidade da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) passou de cinco para dez leitos, ampliando o suporte aos pacientes em estado crítico.
Raimundo Farias, diretor-geral do hospital, explicou que os investimentos na aquisição de novos equipamentos, como arco cirúrgico e aparelhos de endoscopia também permitiram um aumento expressivo na realização de exames e procedimentos cirúrgicos, além do tomógrafo instalado em 2021. “O número de cirurgias realizadas na unidade saltou de 1.500 para 2.700 procedimentos. Na área de diagnóstico por imagem, o hospital alcançou a marca de 15 mil tomografias, 1.400 ultrassonografias e 23 mil exames de raio-x, quase o dobro do volume anterior, que era de cerca de 12 mil exames”, destacou.
Outro avanço importante foi a implantação das linhas de cuidado para o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e o Acidente Vascular Cerebral (AVC), ampliando a capacidade de resposta da unidade, com atendimento mais ágil e qualificado. Hoje, o Cleodon Carlos é referência estadual nas duas linhas de cuidado, chegando a diminuir a mortalidade do infarto para até 1% e do AVC uma queda superior a 15 pontos percentuais em menos de um ano.
As melhorias ampliam o acesso da população do Alto Oeste a serviços hospitalares de maior complexidade, consolidando o Hospital de Pau dos Ferros como referência regional na rede estadual de saúde.