Em alto nível, candidato fez críticas construtivas e apresentou propostas
Repercute de forma positiva a entrevista de Lawrence Amorim, candidato a prefeito de Mossoró, à Inter TV Cabugi (afiliada Globo no RN), no começo da tarde de hoje (19). Concedida ao vivo à jornalista Amanda Melo nos estúdios da Inter TV Costa Branca, em Mossoró, a entrevista foi veiculada para todo o Rio Grande do Norte.
Nela, Lawrence teve participação considerada de alto nível. Fez críticas construtivas, sem ataques pessoais, e apresentou propostas para diversas áreas da gestão pública de Mossoró.
Preparo
A entrevista começou abordando a experiência de Lawrence como gestor público. Ele considerou de suma importância ter administrado, por duas vezes, o município de Almino Afonso (Médio Oeste), terra da sua mãe.
“A experiência de oito anos de Prefeitura, somada a de gestor da Câmara Municipal, nos dá experiência para buscar soluções para fazer mais por Mossoró, terra onde nasci e cresci”, destacou Lawrence.
Segundo ele, todas as propostas do seu plano de governo já foram executadas de alguma forma em Almino Afonso. “Em Mossoró, o desafio é maior, mas estamos prontos e preparados para administrá-la”, assegurou.
Serviço público
Em seguida, Lawrence assumiu compromisso com os servidores municipais. Garantiu que, chegando à Prefeitura, a gestão municipal terá mesa permanente de negociação com todas as categorias.
“Também vamos revogar trechos do Projeto de Lei 17 (aprovado na Câmara Municipal em 2023), que retiram direitos dos servidores, como os quinquênios para novos servidores. Na nossa gestão, haverá diálogo e respeito com o servidor, e não tratar o servidor com pulinhos e chacota”, asseverou.
Mais creches e apoio político para cuidar das pessoas
Na sequência da entrevista de hoje à Inter TV Cabugi, sobre educação, Lawrence anunciou que vai cumprir o piso do magistério de 2023, negado pela atual gestão aos professores da rede municipal, e garantir o reajuste salarial de 14,95%.
“Vamos construir novas creches nos locais mais afastados e mais populosos, como conjunto Nova Vida. Não se pode permitir que crianças de zero a seis anos não tenham educação, sendo que mais de 1.000 crianças em Mossoró estão nessa situação absurda”, criticou.
Lawrence disse ainda lamentar o Índice da Educação Básica (Ideb) de Mossoró ter retrocedido a 2017. “Isso mostra que não houve planejamento, e o que a gestão divulga sobre educação não passa de peça de marketing”, frisou.
Mobilidade urbana
Sobre o transporte público, anunciou que vai revisar o atual contrato com a empresa de ônibus, subsidiar o serviço, custear o passe livre e aumentar o número de linhas, inclusive para comunidades rurais.
“Com isso, Mossoró vai diminuir o número de acidentes, aumentar o fluxo no comércio do centro e melhorar a mobilidade urbana. Vamos criar ciclovias, trabalhar em parcerias com motoristas de táxi, de carros por aplicativos, mototaxistas. Mossoró arrecadou mais de 20 milhões com multas de trânsito, e quais investimentos foram feitos na mobilidade urbana?”, questionou.
Presidente Lula
A jornalista Amanda Melo também questionou Lawrence a respeito da declaração de apoio dele a Bolsonaro em 2022 e o apoio recebido de Lula na campanha deste ano. Ele observou se tratar de maturidade política, que a eleição municipal tem contexto diferente na nacional, e destacou o apoio de Lula.
“É uma honra para nós termos recebido apoio do presidente Lula. Imaginou um prefeito de Mossoró sentar-se à mesa com a governadora Fátima e seus secretários, o presidente Lula e seus ministros, quantos benefícios traremos para Mossoró? Nunca tive inimigos na política, sempre agi com diálogo e respeito, o que nos deu a condição de somarmos tanto apoios à nossa candidatura”, pontuou.
Nas considerações finais, Lawrence parabenizou a Inter TV Cabugi por enriquecer o debate eleitoral com a entrevista, agradeceu à equipe de campanha, aos apoiadores e ao povo pela receptividade.
“Estamos participando de entrevistas e sabatinas, em respeito à imprensa e ao povo, sem fugir, para debatermos a cidade de Mossoró e oferecer ao eleitorado elementos para tomar sua decisão. Que no dia 6 de outubro o povo mossoroense faça uma reflexão e dê oportunidade a Lawrence e Carmem Júlia, votando 45”, concluiu Lawrence.