Organizado pelo professor e historiador Lemuel Rodrigues, o livro “Abdicar da luta, Jamais – Luiz Alves Neto!” será lançado no próximo dia 29, às 19h na sede administrativa do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró.
A obra reúne entrevistas de companheiros de luta e também memórias do revolucionário potiguar, companheiro de Anatália de Melo Alves, símbolo da resistência à ditadura militar instaurada no Brasil nos anos 1960 e vítima dos anos de chumbo que deixaram marcas profundas em todo o país. A publicação estreia ainda o selo editorial da Edições Liga Operária de Mossoró.
Impresso na Gráfica Manibú, via Fundação José Augusto e Governo do Estado do Rio Grande do Norte, o livro contou ainda com o apoio incondicional de vários amigos e instituições que adquiriram a obra antecipadamente e que têm n’O Velho, como carinhosamente é conhecido, uma espécie de “guru” das lutas sociais e políticas.
Na ocasião os livros serão entregues aos colaboradores e o organizador, Lemuel Rodrigues falará um pouco sobre a construção da biografia. A obra também estará disponível para outras aquisições.
*A LIGA*
Com 104 anos completados no último dia 10 de abril, a Liga Operária de Mossoró estreia também como um selo editorial devidamente registrado na Biblioteca Nacional e pretende atuar neste sentido com publicações que remetam aos movimentos sociais, sindicais e figuras que ajudaram na construção destes movimentos.
“É uma honra para nós podermos entregar ao mundo este primeiro título, ainda mais sendo de uma figura tão significativa para os movimentos políticos progressistas do nosso Estado, como é Luiz Alves Neto. Que outros venham para dar luz às lutas que foram travadas para o mundo mais justo e socialista para os nossos dias.” Comenta o presidente da Liga, Gilberto Diógenes.
“A obra não se propõe a ser uma simples biografia, isso porque, além de conhecer Luiz, o leitor também irá conhecer outros militantes que dividiram o mesmo espaço de luta de Luiz. Procuramos mostrar, no livro, o processo de formação política, as leituras, algumas teses defendidas pelos partidos de esquerda, com destaque para o PCB e PCBR, a militância, o convívio pessoal, as frustrações de cada um, a fuga incessante da repressão, os confrontos, as dores.” Relata Lemuel Rodrigues, responsável pela pesquisa e escrita do livro.
*SERVIÇO:*
*O quê:* Lançamento do livro “Abdicar da luta, Jamais – Luiz Alves Neto!”, de Lemuel Rodrigues;
*Quando:* Sexta-feira (29), às 19h;
*Onde:* Sede administrativa do Sindiserpum (Av. Rio Branco, 1642 – Centro – Mossoró).