Pesquisa feita antes da condenação mostra que decisão da Primeira Turma é apoiada pela maior parte da população
50% dos brasileiros apoiam a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.
É o que revela pesquisa Datafolha divulgada pela Folha de S. Paulo neste sábado (13). 43% se declararam contrários à pena imputada ao ex-presidente.
O levantamento do Datafolha ouviu 2.005 eleitores em 113 cidades nos dias 8 e 9 de setembro, com margem de erro de dois pontos percentuais.
A divisão de opiniões tem se mantido estável ao longo do ano. Em abril, 52% apoiavam a prisão contra 42% contrários. Em julho, houve empate técnico: 48% a favor e 46% contra.
Agora, a vantagem pró-detenção voltou a crescer. Regionalmente, o Nordeste se destacou como a área mais favorável, com 62% de apoio. Entre jovens de 16 a 24 anos e católicos, a aprovação também superou a média nacional, chegando a 56%.
Até abril, a maioria acreditava que Bolsonaro escaparia da prisão. Mas, às vésperas da decisão do STF, 50% dos entrevistados já considerava provável que ele de fato fosse encarcerado.
O julgamento, realizado pela Primeira Turma do STF que definiu a condeção nesta quinta-feira (11), incluiu também a condenação de outros sete integrantes do chamado núcleo central da tentativa de golpe