Nomeação de jurista para a vaga foi assinada por Lula e publicada nessa sexta-feira 2
O jurista Marcello Rocha Lopes foi nomeado juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) nesta sexta-feira 2, pelo presidente Lula (PT), para o biênio 2024-2026. Marcello afirmou ao AGORA RN que, entre suas prioridades, está aumentar a celeridade dos julgamentos e representar com honra a classe dos advogados junto à Corte.
O juiz falou sobre os maiores desafios que o TRE-RN enfrenta atualmente e como pretende abordá-los. “Acredito que os maiores desafios que a Justiça Eleitoral enfrenta atualmente são as regulações digitais, a desinformação, fake news, deepfake. Acredito que a celeridade e o esclarecimento das regras são ações fundamentais, que o TRE emprega com muito acerto”.
Para ele, “a grande importância da Justiça eleitoral é garantir a democracia, a legitimidade da vontade popular e a aplicação das regras postas, temos visto nas últimas eleições que esse papel tem sido cada vez mais exercido com vigor e responsabilidade pelo TRE-RN, espero poder contribuir com afinco nesse mesmo sentido”.
Marcello já integrava a corte eleitoral do TRE-RN desde 3 de setembro de 2020 como substituto da classe jurista, enquanto o juiz Fernando de Araújo Jales Costa era o titular. Em 2022, ele foi reconduzido como substituto para o biênio 2022-2024. Com o término do segundo biênio de Fernando Jales, a vaga ficou sendo ocupada pelo suplente, que assumirá o cargo agora como efetivo.
“Estou muito feliz de ter sido escolhido para representar a classe dos advogados junto à Corte de forma efetiva. Ao mesmo tempo consciente do desafio e da responsabilidade. Agradeço a todos que acreditaram e confiaram, em especial o Tribunal de Justiça, que me oportunizou compor essa lista tríplice e poder estar apto a ser nomeado hoje”, declarou o juiz.
Marcello Rocha é graduado em Direito pela UNI-RN, pós-graduado em processo civil pelo IBF/MG, e especialista em Direito Empresarial com atuação nas áreas civil, trabalhista e comercial. Também é graduado em Administração de Empresas pela UFRN, Membro da Comissão Especial de Oléo e Gás da OAB, e já atuou como assessor jurídico do TJ-RN e da Companhia Potiguar de Gás.