A Prefeitura de Martins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (09) a 8ª Conferência Municipal de Saúde, a primeira da atual gestão.
O evento foi aberto pelo prefeito Cesar Galdino e contou com a presença de secretários municipais, conselheiros, profissionais da saúde e a população em geral.
Com o tema “Planejamento participativo, compromisso social com o direito à saúde”, a conferência teve como objetivo debater, propor e aprovar diretrizes que irão nortear o Plano Municipal de Saúde 2026-2029, fortalecendo as políticas públicas voltadas para a área.
Durante a abertura, o prefeito César destacou a importância do momento para o futuro da saúde no município.
“Nosso compromisso é continuar fortalecendo a saúde pública de Martins, com investimentos, com valorização dos profissionais e, principalmente, com políticas que cheguem na ponta, mudando a vida das pessoas. Mas sabemos que só avançamos quando ouvimos a comunidade. Por isso, esta conferência é tão necessária: porque permite que a voz de cada um aqui presente ecoe nas decisões que irão nortear nosso Plano Municipal de Saúde.”
A secretária municipal de Saúde, Vânia Galdino, também celebrou a realização da conferência e reforçou o caráter democrático do espaço.
“A realização da conferência é uma grande oportunidade de unir comunidade, gestores e profissionais em um mesmo espaço de diálogo. É nesse momento que ouvimos, planejamos e reafirmamos nosso compromisso social com o direito à saúde, construindo juntos caminhos para fortalecer ainda mais a saúde pública de Martins.”
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, professora Jane Cleide Carvalho, ressaltou que a conferência é um espaço fundamental para a construção de propostas capazes de enriquecer e fortalecer o andamento da saúde em Martins.
A conferência contou ainda com a palestra magna de Genice Maria Maciel de Almeida, assistente social formada pela UFRN, que destacou o caráter estratégico do evento.
“Acabamos de realizar a palestra magna da conferência do município de Martins para a construção do nosso Plano Municipal 2026-2029. É o momento de propor políticas públicas de saúde que sejam execuíveis e capazes de melhorar a vida da população.”
Ao longo do dia, os participantes puderam contribuir com ideias e sugestões em eixos temáticos, visando melhorar o acesso, a qualidade e a efetividade dos serviços de saúde no município.
As propostas aprovadas serão incorporadas ao planejamento estratégico da gestão.
A realização da 8ª Conferência reforça o compromisso da Prefeitura de Martins em garantir a participação popular e o diálogo como pilares na construção de uma saúde pública mais justa, eficiente e inclusiva.