Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
A missa de Natal é uma das celebrações mais importantes do calendário religioso, por representar o nascimento de Cristo, e deve atrair vários fiéis para as igrejas de Mossoró. De acordo com a Diocese de Mossoró, as missas iniciam neste sábado, 24, e seguem até o domingo, 25, celebrando e enaltecendo o verdadeiro sentido do Natal.
Para a Igreja Católica, é no Natal que o verbo se “faz carne e habita entre todos nós”, celebrando o nascimento de Cristo, que veio na figura humana para mostrar à humanidade que não é preciso ter medo de Deus. A reportagem do JORNAL DE FATO conversou com padre Crisanto Borges, reitor do Seminário de Santa Teresinha, e padre Flávio Augusto, pároco da Catedral de Santa Luzia, sobre a importância desta data.
Padre Crisanto Borges explicou que a preparação para as celebrações do Natal acontecem, na verdade, quatro semanas antes da data, quando a Igreja propõe o tempo do advento para preparar os celebrantes para o dia da chegada do Salvador. “A importância da liturgia desse período do Natal é a gente fazer memória desse acontecimento que dividiu a história. A gente sabe que a história é antes e depois de Cristo. Por isso, gente agradece a Deus por Ele ter enviado o filho d’Ele. Deus poderia ter tido tantas maneiras de salvar, mas Ele quis salvar enviando o próprio filho, que vem na simplicidade, na pobreza, como uma criança frágil, para dizer que nós não devemos ter medo de Deus”, disse.
O reitor do Seminário de Santa Teresinha explicou ainda que o Natal significa o grande amor de Deus manifestado no filho D’Ele, “Ele veio convocar a humanidade a viver a fraternidade e reconhecer que todos somos irmãos e que, em Jesus, nós nos tornamos filhos de Deus, irmãos uns dos outros. Por isso, é importante celebrar o Natal e reconhecer o nascimento do nosso Salvador, aquele que é o grande astro que brilha nas nossas vidas”, informa padre Crisanto Borges.
Em relação ao número de pessoas esperadas nas celebrações de Natal, que ocorrem neste sábado e no domingo, padre Crisanto afirma que a expectativa é de que seja um número bem próximo ao que participa das celebrações dominicais. “É difícil estimar o número de fiéis que devem comparecer às missas deste final de semana, porque alguns viajam para celebrar a data com seus familiares e amigos. Mas a gente espera um público parecido com aquele que já participa das celebrações aos domingos”, afirmou.
Já na Catedral de Santa Luzia, a expectativa é de 1 mil a 1,5 mil pessoas participem de cada celebração que ocorre no local neste fim de semana. A Paróquia de Santa Luzia celebrará missa neste sábado, às 19h, e no domingo às 6h, às 9h, às 11h e às 19h. “As missas de Natal são sempre muito esperadas e geram grandes expectativas porque ela é a grande festa da encarnação, quando o verbo se faz carne, vem habitar entre nós. É a certeza de que não estamos sozinhos e de que não acreditamos em uma força vaga”, disse padre Flávio Augusto.
O pároco da Catedral de Santa Luzia informou também que a equipe de liturgia prepara toda uma celebração que tem o intuito de tocar o coração das pessoas nesta noite especial. “Esta é a noite do nascimento de Jesus e é uma noite que gera muitas confraternizações para celebrar o nascimento de Jesus. Acreditamos num Deus vivo que se encarna no meio de nós, ser um de nós e, assim, compreender o que é ser humano”, explica.
“A cada ano devemos lembrar que é a festa do Deus Conosco, que é a expressão mais genuína que podemos ter. Por isso, é a celebração que nos dá o sentido e onde tudo se inicia. O ano para nós já começou quando iniciamos a preparação para o Natal e por isso reacende a chama da esperança por dias melhores, de construirmos coisas boas nesse mundo em que vivemos”, conclui o pároco da Catedral.
A fiel Francilene Costa informa que sempre vai às missas de Natal, por considerar ser o momento mais importante da história, que é o nascimento do Jesus. “Eu não falto à missa de Natal porque, para mim, ela é uma das mais importantes, porque é o nascimento do menino Jesus. Para mim, Jesus é bênção, é cura, é libertação, é milagre. Por isso, é importante que a comunidade e os fiéis participem e sintam o amor do Jesus Cristo Salvador por nós”, informa.
Confira os horários das missas de Natal
Catedral de Santa Luzia
Noite de Natal- dia 24 – às 19h
Dia de Natal – dia 25 – às 6h, 9h, 11h e às 19h
Matriz da Paróquia São José
Noite de Natal – dia 24 – às 18h
Dia de Natal – dia 25 – 7h e às 16h
Matriz da Paróquia de São Manoel
Noite de Natal – dia 24 – às 19h30
Dia de Natal – dia 25 – às 17h
Matriz da Paróquia Menino Jesus
Noite de Natal – dia 24 – às 7h
Dia de Natal – dia 25 – às 9h
Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Noite de Natal – dia 24 – às 19h
Dia de Natal – dia 25 – às 9h e às 19h
Matriz da Paróquia de São João Batista
Noite de Natal- dia 24- às 19h
Dia de Natal – dia 25 – às 19h
Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição
Noite de Natal – dia 24 – às 19h
Dia de Natal – dia 25 – às 6h, às 8h e às 19h
Matriz da Paróquia de São Paulo
Noite de Natal – dia 24 – às 19h
Dia de Natal – dia 25 – 8h e às 17h
Matriz da Paróquia Sagrada Família – Vingt Rosado
Noite de Natal – dia 24 – às 19h30
Dia de Natal – dia 25 – às19h30
Santuário de Santa Clara – Dom Jaime Câmara
Noite de Natal – dia 24 – às 19h
Dia de Natal – dia 25 – às 17h