Fundamental para a economia do Rio Grande do Norte, a cadeia produtiva de petróleo e gás já tem encontro marcado em Mossoró, considerada, por lei, a capital do onshore brasileiro. De 25 a 27 de novembro deste ano, protagonistas do setor se reunirão no Mossoró Oil & Gas Energy. A 10ª edição do evento, que tem o apoio do Sebrae RN, foi apresentada nesta quarta-feira (17), em Mossoró, com novidades.
Entre elas, está o novo local. O Mossoró Oil & Gas Energy 2025 será realizado na área de eventos do Shopping Partage Mossoró. Outra novidade é a área total, que será ampliada em 15% (medirá 4.500 metros quadrados). O total de estandes também aumentará. Passará dos 190 do ano passado para 220, ampliação também de 15% em relação a 2024.
Uma década
Organizadora do evento, a Associação Redepetro RN apresentou detalhes do Mossoró Oil & Gas Energy 2025, no Tenda Restaurante, em Mossoró, para empresas associadas e outros parceiros do evento. O presidente da Redepetro, José Nilo dos Santos, diz que o Mossoró Oil & Gas chega aos 10 anos em 2025, consolidado como referência internacional no setor de energias, em especial petróleo e gás em terra (onshore).
“É um evento de grande importância, tornou-se referência até internacional, atraindo participantes de vários países. Para isso, é fundamental a atuação de parceiros, como o Sebrae, a casa de soluções”, reconhece Nilo. A edição do ano passado reuniu participantes do Brasil, Argentina, Belize, Bolívia, Canadá, Chile, China, Colômbia, Equador, Honduras, México, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Emirados Árabes, Reino Unido e Venezuela.
Parceria
Presente à apresentação do evento hoje em Mossoró, o diretor técnico do Sebrae RN, João Hélio Cavalcanti, observou que o Mossoró Oil & Gas cresce a cada ano. O evento é tido como um dos maiores do gênero da América Latina. Na edição anterior, já alcançara números recordes. Com um total de 9.941 visitantes, a feira movimentou em torno de R$ 43 milhões, resultado de negócios diretos e indiretos, segundo balanço da Redepetro RN.
“O Mossoró Oil & Gas cresce e cada vez mais vira referência, dando grande contribuição para geração de empregos e renda. Uma caminhada que iniciamos lá atrás e que continua a orgulhar todos os potiguares. É um evento fundamental para conectar pequenas e médias empresas potiguares com os grandes players internacionais do setor de petróleo e gás e der energia em geral”, frisou João Hélio.
Pujança
Para a edição de 2025, está confirmado o simpósio científico, o Petrosuplly Meeting – as conhecidas rodadas de negócios. No ano passado, o Petrosuplly Meeting, realizada pelo Sebrae RN, promoveu 240 encontros de negócios, que reuniram em mesas de negociações empresas fornecedoras de bens e serviços e 11 grandes operadoras do segmento. O evento também contará com arenas temáticas e, claro, área de exposição, onde são instalados estandes de empresas e órgãos públicos.
Ao atrair a Mossoró centenas de visitantes, o evento também movimenta a economia local, ao aquecer o setor de serviços, em especial, hotelaria, transportes, bares, restaurantes, comércio, entre outros. Tamanho interesse pelo Mossoró Oil & Gas se justifica pelo reaquecimento da produção e exploração de petróleo e gás em terra no Rio Grande do Norte nos últimos anos e por novos horizontes recém-criados por projeto de offshore da Margem Equatorial, que atraem investimentos significativos e cria uma cadeia de valor que beneficia setores como comércio e serviços.