
A campanha Natal Sem Fome 2025 da Universidade Federal Rural do Semi-Árido diversifica as frentes de arrecadações e amplia para 15 o número de entidades beneficiadas nas cidades de Angicos, Caraúbas, Mossoró e Pau dos Ferros. Ao todo, foram adquiridas mais de 11 toneladas de alimentos não perecíveis, 1.345 quilos de rações, 200 quilos de frutas e mais de 15.700 reais em doações, além de material de limpeza, brinquedos e mudas.
Em Mossoró, um Ato Ecumênico na manhã desta terça-feira, dia 23 de dezembro, marcou o encerramento da campanha e saída para entrega dos donativos, que serão distribuídos para o Lar da Criança Pobre de Mossoró, Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer, Albergue de Mossoró – ALBEM, Abrigo Amantinmo Câmara, Casa dos Estudantes de Mossoró, Grupo Afeto de Apoio à Adoção – GAAA, Associação de Moradores Odete Rosado e Grupo Quilombola de Baraúna.
Na cidade de Angicos, os donativos serão entregues na Comunidade Quilombola – Livramento, APAE, Igreja Católica, igrejas evangélicas, casos especiais e aos ex-alunos das 40h de Paulo Freire. Em Pau dos Ferros, as doações serão para o Núcleo de Apoio aos Pacientes com Câncer – Pau dos Ferros e, em Caraúbas, serão contempladas a APAE, Associação Caraubense de Reciclagem, Educação e Serviço Ambiental – ACRESEA e o Lar dos Idosos Mestres da Vida.
Do montante financeiro arrecadado, pouco mais de R$ 10 mil corresponde ao total de inscritos no evento Mossoró Oil & Gas Energy 2025, promovido pela Redepetro. Já entre os alimentos, destaque para a Gincana das Empresas Juniores, iniciativa que arrecadou 1,7 tonelada de alimentos.
Uma das novidades da campanha, desde a edição anterior, está na inserção da causa animal. As rações e os itens de limpeza arrecadados serão distribuídos entre os cuidadores independentes que está à frente da causa na Universidade.
“Estamos encantados com a dimensão que a campanha tem recebido ano após anos. Nesta edição, conseguimos mobilizar quase 70 pessoas da nossa comunidade acadêmica e, com isso, o volume de doações tem se mantido alto a ponto de conseguirmos também aumentar o número de entidades beneficiadas”, avalia a professora Rafaely Bandeira, coordenadora da campanha na Ufersa.
Para o professor Nildo Dias, reitor em exercício da Ufersa, a iniciativa demonstra o espírito de solidariedade e colaboração da instituição. “Cada quilo de alimento que chega, cada ação promovida com o intuído de ampliar as arrecadações e a participação do empresariado mostra a força da Ufersa para o bem e o quanto iremos fazer feliz o Natal de centenas de famílias”.




Fotos: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa