O Ministério da Saúde divulgou o resultado do 1° quadrimestre do Previne Brasil, referente aos indicadores da Atenção Primária à Saúde nos meses de Janeiro, Fevereiro, Março e Abril de 2023.
Entre os 167 municípios potiguares, a cidade de Mossoró ocupa a última posição no ranking. Da imprensa mossoroense, não se ouviu nenhum ‘pio’.
Os dez piores do Ranking do Previne Brasil são: Vila Flor; João Dias; Passa e Fica; Ruy Barbosa; Santa Cruz; Tangará; Lagoa de Velhos; São Paulo do Potengi; Rio do Fogo e Mossoró.
Implantado no ano de 2019, o Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, remodelou o financiamento sobre repasse das transferências da União para os Municípios de todo o país.
Sendo assim, o Município recebe o repasse do Governo Federal para custear os serviços do SUS, somente quando cumpre uma série de ações, sendo uma dessas o serviço constante de registrar a realização dos serviços ofertados para a toda a população, que passa pelo o atendimento primário, ou seja, nos serviços básicos de Estratégias de Saúde da Família.
Robson Pires xerife