Em 2024, quando aconteceu a primeira edição do Programa Uern 60+, talvez não houvesse ideia do quão bem aceita seria essa iniciativa. No entanto, o empenho e a dedicação de todos que fazem esse projeto acontecer se refletiram na grande adesão do público. O programa é realizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Pró-reitoria de Extensão, e proporciona a pessoas com mais de 60 anos a oportunidade de adquirir conhecimento e vivenciar novas experiências.
Por meio dessa iniciativa da Uern, histórias estão sendo contadas e muitos sonhos se desabrocham. São ambições de uma vida toda que somente agora estão se concretizando. Para a grande maioria dos estudantes, é a primeira vez que eles frequentam as salas de aula de uma Universidade, o que é muito simbólico.
Entre os meses de agosto e setembro de 2025, foram 152 homens e mulheres participando das solenidades de certificação do programa, referente ao primeiro semestre deste ano, nos quatro campi onde ele acontece: Mossoró, Natal, Caicó e Pau dos Ferros. Os concluintes conseguiram alcançar o sonho de uma formatura, tal qual já viram seus filhos e netos participarem, a diferença é que agora eles não estavam lá para aplaudir, mas para serem aplaudidos. Eles eram os protagonistas.
Foi o caso da artesã Marcilia Dantas Tonheca Martins, de 63 anos, que foi uma das concluintes do programa no Campus Natal. Ela descreveu o momento como um marco em sua vida: “É a primeira vez que estou colocando uma beca e me sinto muito orgulhosa. Formei todos os meus filhos e vi minhas irmãs se formando, mas eu era a única da família que nunca tinha colocado uma beca. Para mim, é uma grande honra e estou muito emocionada”, declarou.
Estudante do Campus Mossoró, Dona. Francisca de Assis agradeceu à Uern por esse projeto. “Temos muita gratidão à Uern e a todos os professores por nos conduzirem nessa jornada. Para nós, o curso representa mais qualidade de vida”, afirmou.
As solenidades foram marcadas por muita emoção. E não poderia ser diferente. São muitas histórias de vida, de superação e de realização, reunidas em um momento especial que marca o fim de um ciclo, mas também a abertura de novos caminhos. Para além de todas as aulas e trocas de experiência com os colegas, esses concluintes aprenderam que é possível, sim, superar barreiras, construir projetos de vida e alcançá-los.
A reitora da Uern, Cicília Maia, comemora a vitória de cada um. “Celebrar o sucesso desses alunos nesse final de ciclo é celebrar a coragem e a alegria de aprender em qualquer idade”, disse.
A Uern, ao propiciar esse programa aos idosos, reforça seu compromisso em levar a educação a todos e a todas. “Os relatos que temos recebido têm alegrado muito a administração central da Uern, pelo sucesso e pelo potencial transformador que o programa tem gerado na vida das pessoas 60+”, contou o pró-reitor de Extensão, Esdras Marchezan.
O Uern 60+ é um programa com foco na realização de ações e projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação voltados a pessoas com mais de 60 anos de idade. O programa atende ao compromisso institucional da Uern de fortalecer ações de atendimento a pessoas idosas, além de estar alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. A expectativa é de que, em breve, a Uern passe a oferecer também vagas em cursos de graduação para o público 60+.