Samanda Alves sobre as especuçaões:o que vale é a palavra e o que está dito até agora é o que o próprio Walter anunciou de público no início do ano, que assumiria o governo e não seria candidato à reeleição para apoiar a candidatura de Cadu Xavier.
Da Redação do Jornal de Fato
O vice-governador Walter Alves (MDB) ainda não comunicou à governadora Fátima Bezerra e ao PT sobre a sua posição para as eleições de 2026. Até aqui, Fátima e o PT seguem acreditando no compromisso firmado por Walter de apoiar a candidatura de Cadu Xavier ao Governo do Estado e assumir o governo em abril do próximo ano quando a governadora deixará o cargo para ser candidata ao Senado Federal.
As especulações sobre suposta negociação entre Walter e o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), que é pré-candidato a governador, não alteraram os planos de Fátima e do PT, isso porque, até agora, o vice-governador não deu declaração ou comunicou rompimento com o governo. O MDB segue com os espaços no governo estadual, mantendo o controle de pastas importantes como a Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) e a Secretaria de Recursos Hídricos, entre outros.
A governadora tem evitado falar de público sobre o vice-governador, mas a presidente estadual do PT, vereadora em Natal Samanda Alves, posicionou-se a respeito da fala do deputado federal João Maia, presidente estadual do PP, que disse que Walter está negociando apoio a Allyson Bezerra, inclusive, declarando que o MDB iria indicar o vice na chapa do prefeito de Mossoró.
“Walter não comunicou nada a ninguém no PT. E agora eu pergunto: João fala por Walter? Se agora ele tem porta-voz, a porta-voz dele é João Maia?”, questionou Samanda entrevista à jornalista Carol Ribeiro, do jornal Diário do RN.
Para a presidente do PT, o que vale é a palavra e o que está dito até agora é o que o próprio Walter anunciou de público no início do ano, que assumiria o governo e não seria candidato à reeleição para apoiar a candidatura de Cadu Xavier.
“Eu acredito na palavra do Walter, que foi quem veio ser vice-governador, quem chegou para o governo, para a governadora, e disse que não ia ser candidato. Por isso a gente construiu junto, dialogando com ele, a candidatura de Cadu. Eu acredito na fala dele”, afirmou Samanda, para ressaltar: “Estamos esperando ele dizer alguma coisa, a não ser que ele diga que é isso, que João Maia fala por ele agora.”
Samanda Alves garantiu, na entrevista ao Diário do RN, que o PT não tem um “plano B” porque não trabalha com a hipótese de rompimento com o vice-governador. “A gente não conta ainda com essa possibilidade, porque ele não se pronunciou”, disse, ao ressaltar que as razões especuladas por setores da imprensa, que dizem que Walter não assumiria o governo devido à crise fiscal do estado, são frágeis. “Ele (Walter) participou do governo, esteve no governo nesses três anos, é conhecedor do governo. Então, quem estaria mudando de rota seria ele”, disse.
A dirigente do PT revelou que Walter conversou sobre o assunto com a direção nacional do PT em reunião ocorrida há poucos dias em Brasília. Na ocasião, segundo Samanda, o presidente nacional do PT, Edinho Silva, reafirmou a leitura do partido no RN.
“Ele colocou as preocupações dele com números, mas Edinho reafirmou que os números não são aqueles que estavam sendo apresentados. Não existe isso de Estado ingovernável, de ameaça de atraso de folhas. A situação é completamente diferente da que a governadora encontrou em 2019”, disse.
PT terá nominata forte à Câmara dos Deputados
Além da disputa pelo Governo do Estado e uma vaga ao Senado Federal, o projeto do PT para 2026 também vai priorizar a eleição de deputados federais. O partido, que forma federação com o PcdoB e PV, acredita ser possível eleger três representantes à Câmara dos Deputados e briga pela quarta vaga.
A nominata da federação será bastante concorrida com destaque para a deputada federal Natália Bonavides. Campeã de votos para a Câmara em 2022, quando obteve 157.565 votos, a parlamentar caminha para superar essa votação. Há uma expectativa que Natália supere os 200 mil votos, e isso ocorrendo a parlamentar “puxará” outros eleitos.
Além de Natália, o PT conta com o mandato do deputado Fernando Mineiro, que também será candidato à reeleição. A nominata da federação terá ainda nomes como o de Thabatta Pimenta e Samanda Alves, que são vereadoras em Natal, e de Marleide Cunha, vereadora de Mossoró.
A federação poderá receber o deputado estadual Dr. Bernardo Amorim, que está deixando o PSDB. O parlamentar pretende ser candidato a deputado federal e tem convite para se filiar ao PV, que faz parte da federação com PT e PcdoB.